Provas de aferição vão rodar entre disciplinas

O ministro da Educação já fez saber em que consistirão as provas de aferição do 8.º ano e refere que as mudanças implementadas no sistema de avaliação na Educação nacional pretendem apenas “corrigir os erros existentes”.

Segundo informa o Jornal de Notícias, as provas de aferição, que serão realizadas em junho, irão abranger duas disciplinas. Uma será obrigatoriamente Português ou Matemática, sendo que esta alterará de ano para ano, e a outra será uma das outras disciplinas que constam no currículo escolar.

Este sistema rotativo, defende o ministro da Educação, permitirá “dados fidedignos” sobre as outras disciplinas que são também importantes.

O esclarecimento surge quatro dias após ter sido apresentado o comunicado que dá conta do novo modelo de avaliação dos alunos do Ensino Básico e que representa um corte com o sistema anterior que foi delineado pelo ministro Nuno Crato.

“Não há ímpeto reformista, mas há uma vontade forte de corrigir os erros de forma urgente, de poder trabalhar calmamente, de poder melhorar também a construção de uma escola melhor”, afirma Tiago Brandão Rodrigues.


Conteúdo Recomendado