Exposição de Pintura de Avelino Fial patente em Trancoso

O Centro de Interpretação da Cogula irá acolher, de 17 de janeiro a 7 de fevereiro, a mostra intitulada “Olhares”.

Avelino Fial natural da freguesia de Freches do concelho de Trancoso, nascido em 27 de março 1957, reside atualmente na cidade de Coimbra.

Em outubro de 2013 iniciou esta sua atividade inscrevendo-se na Universidade Sénior (ANAI) – Coimbra (onde atualmente frequenta o 2ª. ano de pintura livre).

Avelino Fial considera que a pintura a óleo deixa antever uma “forma diferente” de olhar a cor dos espaços que se podem contemplar. Cada traço pode ser olhado de múltiplas formas. Assim cada quadro é o despertar para uma realidade de descobertas para além do consciente. A luz, as formas e a cor transportam-nos para um número (in)finito de construções que apenas cada um pode percecionar. Em cada ponto visionamos um equilíbrio expresso nos modelos. Aqui não temos que olhar o que nos é comum mas o que nos conduz a uma visão mais lata de tudo quanto nos rodeia. Cada pintura é mais do que aquilo que conseguimos fotografar. É aquilo que nós queremos em cada momento. É o que se pode ver naquilo que cada tela apresenta.


Conteúdo Recomendado