Empresa portuguesa lança urinol que não precisa de água

A empresa portuguesa Sanindusa, de Aveiro, acabou de apresentar um urinol 100% higiénico, sem cheiros e sue não precisa de água.

Denominado Like, o urinol possui uma válvula de descarga que é composta por uma membrana selante, que evita a saída dos odores e um anel desodorizante que garante um aroma agradável. Todos os químicos utilizados na composição do anel desodorizante são ambientalmente seguros, avança a empresa.

“O desenvolvimento deste urinol centrou-se na economia de água em redor da utilização da água, ou melhor, da sua não utilização”, explica a designer Suzana Nobre. “A água é utilizada apenas pontualmente no processo de limpeza”.

Para a manutenção e limpeza do urinol a marca disponibiliza um detergente – Sanclean – que mantém a válvula limpa e o diafragma flexível, prevenindo que se formem depósitos na descarga.

O sistema de funcionamento do urinol é funcional, simples e prático. A membrana permite apenas a entrada de líquidos para o sistema de drenagem e não o refluxo. Ao passar pela válvula, o líquido provoca a abertura da membrana, fechando por vácuo logo de seguida, prevenindo igualmente a emissão de odores do esgoto.

O tempo de funcionamento de cada unidade depende da frequência de utilização. Considerando uma utilização média de três válvulas por ano, este sistema poupa, por ano, entre 80.000 e 120.000 litros de água.


Conteúdo Recomendado