“Dia do Pensamento Crítico” envolve as quatro escolas do IPG

A iniciativa que irá decorrer no dia 13 de março, a partir das 8h30, auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico da Guarda. vai juntar professores, especialistas e alunos de todas as escolas do IPG.

Na edição deste ano do “Dia do Pensamento Crítico” os alunos do Instituto Politécnico da Guarda – IPG vão discutir e encontrar soluções para quatro cenários: desafios e oportunidades da inteligência artificial na educação; avaliação dos riscos da ansiedade ambiental a que os jovens estão expostos; o impacto da literacia na utilização de ferramentas digitais; e a desinformação.

O “Dia do Pensamento Crítico” vai juntar professores, especialistas e alunos de todas as escolas do IPG. Realiza-se no dia 13 de março, a partir das 8h30, no auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico da Guarda.

O encontro consiste num concurso de ideias em que, fazendo uso das suas competências, do pensamento crítico e do trabalho em equipa, os alunos vão ser chamados a resolver problemas reais, quer em contexto quotidiano, quer em contextos do mercado de trabalho. “Os objetivos principais deste dia são consciencializar os participantes para a importância do pensamento crítico e criativo no mundo atual, assim como fomentar nos estudantes, de forma sistemática e estruturada, estratégias de apoio e resolução de problemas reais e na tomada de decisão”, afirma Adriano Costa, um dos docentes responsáveis pelo projeto no IPG.

No final da iniciativa vai ser encontrado um grupo vencedor para cada um dos cenários. Serão esses grupos vencedores que irão representar o Politécnico da Guarda na final nacional, a qual se irá realizar no dia 19 de abril em Lisboa.


Conteúdo Recomendado