Projeto de compostagem doméstica arranca este mês em Pinhel

A Câmara Municipal de Pinhel vai dar início este mês ao programa de Compostagem Doméstica – Projeto RecolhaBio, com o objetivo de “promover e incentivar a transformação dos resíduos orgânicos num composto rico em nutrientes, 100% natural”.

Os munícipes interessados devem contactar o Gabinete de Ambiente do Município de Pinhel para lhes ser entregue um compostor doméstico, com 220 litros de capacidade, informa a autarquia numa nota.

O compostor deverá ser acondicionado em zonas exteriores de cada habitação ou assente diretamente no solo, quer seja quintal, jardim ou horta. O projeto, destaca aquela autarquia do distrito da Guarda, permite a produção de “adubo orgânico a custo zero que poderá ser utilizado em plantas, hortas ou jardins, aumentando a absorção de nutrientes pelo solo e reduzindo o uso de fertilizantes químicos”. E também reduz a quantidade de resíduos recolhida e depositada em aterro, aumentar o combate ao desperdício, fomentar a participação das populações em soluções de sustentabilidade financeira e ambiental.

O projeto RecolhaBio surge na sequência de uma candidatura do município de Pinhel ao Fundo Ambiental que prevê a distribuição de 1075 compostores a munícipes que pretendam fazer compostagem doméstica e que reúnam os requisitos de alojamento incluído na tipologia de moradia com espaço exterior, quintal ou jardim.


Conteúdo Recomendado