Programa “Gouveia Empreende” apoiou mais de 40 empresas em 2017

O programa “Gouveia Empreende”, criado pela Câmara Municipal de Gouveia para apoio à economia local, patrocinou em 2017 a criação de 11 novos postos de trabalho e ajudou mais de 40 empresas, foi anunciado esta terça-feira.

Segundo uma nota da autarquia de Gouveia, no distrito da Guarda, o “Gouveia Empreende”, criado pelo município em 2013, tem “vindo a ganhar cada vez mais adesão entre os empresários”.

“Se no primeiro ano de implementação as empresas apenas se socorreram do programa para criar dois postos de trabalho, no ano de 2017 (quinto ano da sua execução), o programa ajudou a criar 11 novos postos de trabalho”, adianta a fonte no comunicado hoje publicado na sua página oficial na internet.

Segundo a nota, o ano de 2017 foi aquele em que mais postos de trabalho foram criados desde a entrada em vigor do “Gouveia Empreende”.

No primeiro ano de vigência, o programa apoiou cerca de oito empresas e em 2017 “quintuplicou o número de entidades beneficiárias, encontrando-se a apoiar, neste momento, mais de 40 empresas de todo o concelho”, é também referido.

A medida autárquica prevê um conjunto de incentivos de apoio à economia local e à criação de novas empresas.

Das várias medidas destacam-se os subsídios à criação de novos postos de trabalho, o apoio ao arrendamento de imóveis para a instalação de empresas e o apoio à promoção, divulgação e comercialização das empresas e produtos locais em eventos, comparticipando as despesas dos empresários com deslocações, alojamento, aluguer de ‘stands’ e inscrições.

O projeto tem ainda uma forte componente social uma vez que apoia bolsas de estágio ou programas de estágio de inserção, para pessoas com deficiência e incapacidades, refere a autarquia de Gouveia presidida por Luís Tadeu.

O “Gouveia Empreende” também atribui o Prémio ao Empreendedorismo, Inovação e Criação de Emprego Manuel Jacinto Alves, destinado à seleção e promoção de projetos inovadores, com aplicabilidade empresarial, tendo em vista a promoção do emprego e a criação de postos de trabalho no concelho de Gouveia, que valorizem os produtos endógenos, contribuam para a competitividade da região e para o seu desenvolvimento integrado e sustentável.

Segundo o texto do regulamento, com a iniciativa o município pretende contribuir para a modernização do tecido empresarial local, para a fixação de população, sobretudo jovens e, de um modo global, para a melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento social da população residente.


Conteúdo Recomendado