Plataforma de Ciência Aberta promove Programa de Intercâmbio Escolar

O Programa de Intercâmbio Escolar inicia hoje e, durante os três dias, alunos e professores partirão à descoberta dos Mistérios de Ribacôa.

Até ao dia 3 de abril, a Plataforma de Ciência Aberta promove o Programa de Intercâmbio Escolar, onde alunos e professores partirão à descoberta d’Os Mistérios de Ribacôa. A iniciativa junta exploradores locais, professores e alunos de escolas da região, que terão a oportunidade de fazer uma viagem por aldeias históricas, descobrir gravuras rupestres e natureza selvagem.

O Programa de Intercâmbio Escolar inicia hoje, e da programação, destaca-se a visita guiada ao céu e observação com telescópio ou a oficina de ciência na Plataforma de Ciência Aberta, Barca D’Alva, dependendo das condições meteorológicas.

Amanhã, dia 2 de abril, serão realizadas atividades educativas no Museu do Côa e, no período da tarde, decorrerá uma visita ao núcleo de arte rupestre da Penascosa. No último dia desta iniciativa, será realizada uma visita à Reserva Natural da Faia Brava.

O Programa de Intercâmbio Escolar “Os Mistérios de Ribacôa” resulta de uma parceria entre a Plataforma de Ciência, Aberta – Município de Figueira de Castelo Rodrigo, a Associação Transumância e Natureza, a Fundação Côa Parque, o Município de Vila Nova de Foz Côa, e a CARB – Cooperativa Artística da Raia Beirã.

Para mais informações, AQUI

PROGRAMA
Dia 1 / Quarta-feira (03/04)

13h – Almoço na cantina do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo

14h30 – Bem-vindos
Quebra-gelo

14h45 – Oficina de Ciência: “Vamos Energizar”

16h – “Encontros com a História” em Castelo Rodrigo ou visita ao Convento de Santa Maria de Aguiar (depende das condições meteorológicas)

19h – Jantar em Barca D’Alva

21h30 – Visita guiada ao céu e observação com telescópio ou oficina de ciência na Plataforma de Ciência Aberta, Barca D’Alva (depende das condições meteorologicas; oficina selecionada pela escola)

​Pernoita (acantonamento) na Plataforma de Ciência Aberta, Barca D’Alva

Dia 2 / Quinta-feira (04/04)
08h30 – Saída para o Museu do Côa, Vila Nova de Foz Côa

09h30 – Visita e atividades educativas no Museu do Côa

13h – Almoço em Vila Nova de Foz Côa

14h30 – Visita ao núcleo de arte rupestre da Penascosa

17h30 – Saída para Figueira de Castelo Rodrigo

19h – Jantar em Figueira de Castelo Rodrigo

Pernoita (acantonamento) na Plataforma de Ciência Aberta, Barca D’Alva

Dia 3 / Sexta-feira (05/04)
09h – Saída para a Reserva Natural da Faia Brava

10h – Visita à Reserva Natural da Faia Brava

13h30 – Almoço na Cantina do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo

16h – Regresso a casa

 


Conteúdo Recomendado