Pinhel promove Feira das Tradições e Atividades Económicas de dia 25 a 27 de fevereiro

O município de Pinhel vai promover a 27.ª edição da Feira das Tradições e Atividades Económicas, nos dias 25, 26 e 27, depois de uma pausa forçada e de uma edição ‘online’ em 2021.

Segundo a Câmara Municipal de Pinhel, no distrito da Guarda, o evento anual, que é considerado “o maior certame de inverno da Beira Interior”, vai decorrer no Centro Logístico de Pinhel, com o tema “O Melhor de Pinhel”, e inclui tradições e costumes, concertos, exposições, tasquinhas e música popular.

O cartaz do certame destaca concertos de Tony Carreira, Mickael Carreira e David Carreira (juntos em palco, pelas 23h00 do dia 25), PutzGrilla (25), Calema e DJ Mastiksoul (26) e The Luckie Duckies (27), entre outros.

A autarquia de Pinhel referiu em comunicado que na 27.ª edição da Feira das Tradições e Atividades Económicas, à semelhança das últimas edições, “é esperada a participação de cerca de 200 expositores distribuídos por espaços amplos e diferenciados” (freguesias do concelho, instituições, saberes e sabores, atividades económicas e tasquinhas – área com restaurantes e bares, onde também decorrem os espetáculos).

Segundo a fonte, devido à pandemia, este ano não haverá o tradicional Desfile Alegórico, que habitualmente dava início à Feira das Tradições.

O certame será inaugurado pelas 17h00 de dia 25, no Centro Logístico de Pinhel.

“Inaugurada a Feira das Tradições e abertos os espaços de exposição, o fim de semana prolonga-se com um vasto programa de animação musical com espetáculos de vários géneros, desde música tradicional a sonoridades mais contemporâneas, destacando-se os concertos de grupos locais, mas também de bandas e artistas reconhecidos a nível nacional e internacional”, referiu a fonte.

O programa da edição de 2022 da Feira das Tradições também inclui a realização de um colóquio, no dia 26, a partir das 14h30, e a entrega dos prémios do Concurso de Fotografia Objetiva Pinhel, também ele dedicado ao tema “O Melhor de Pinhel”.

No último dia do evento, dia 27, a partir das 14h00, destaca-se a iniciativa “A nossa música, a nossa cultura, o nosso povo”, com atuação dos grupos de música tradicional do concelho de Pinhel (Grupo de Bombos São Bernardo/Quintã dos Bernardos, Grupo de Concertinas do CDEP/Pinhel, Grupo de Concertinas de Safurdão, Grupo de Concertinas de Freixedas, Grupo de Concertinas da Casa do Povo de Pinhel, Grupo de Concertinas de Alverca da Beira/Bouça Cova, Grupo de Concertinas de Vascoveiro e Rancho Folclórico “A Flor do Campo” de Souropires).

Tendo em conta a situação de pandemia, o município de Pinhel, presidido por Rui Ventura, adiantou que “vai procurar garantir todas as condições de segurança, fazendo cumprir um conjunto de normas que serão atempadamente divulgadas”.

O acesso aos três dias do evento tem um bilhete único que custa cinco euros.


Conteúdo Recomendado