“Os livros que nunca li” é a temática da 40ª sessão do Clube de Leitura do Sabugal

A iniciativa irá decorrer no dia 8 de janeiro, pelas 14h30, na Biblioteca Municipal do Sabugal.

O Ano Novo traz consigo o espírito de renovação e a possibilidade de escrever novos capítulos das nossas vidas, de refletirmos sobre o que passou e de organizarmos o que está para vir.

Na lista de resoluções de um ano a principiar pode estar a decisão de desenvolver ou de consolidar hábitos de leitura, adequados ao ritmo e à vida de cada um, e cujos benefícios já são sobejamente conhecidos de todos. Ora, quando falamos em hábitos de leitura, pensamos irremediavelmente nos livros que lemos e que, de alguma forma, nos marcaram. Porém, aqueles que não lemos apresentam-se-nos como um convite à descoberta e à transformação. Citemos Frei Vanildo Luiz Zugno: “Os livros traçam destinos. Tanto os que lemos como os que não lemos. Tenho gratidão pelos livros que eu li. E tenho saudades dos que ainda não li e ficam na esperança de que um dia talvez possa ler”.

Segundo a organização, “é, precisamente, dos livros que nunca lemos que iremos falar nesta 40ª sessão do Clube Leitura do Sabugal, tentando perceber as razões, as motivações ou as expetativas de cada um em relação a determinadas obras cuja leitura ficou adiada ou cancelada”.

Com base numa pré-seleção de livros que se pretende eclética, iremos também atribuir a cada participante uma obra desconhecida, que poderá decidir ler ou não nos próximos tempos. A sessão é gratuita e aberta ao público, mediante inscrição prévia.

O Clube de Leitura do Sabugal é uma organização conjunta do Centro Local de Aprendizagem (CLA) da Universidade Aberta e do Município do Sabugal.


Conteúdo Recomendado