Oficina de Teatro do Estabelecimento Prisional da Guarda estreia no TMG

“Voltas, Reviravoltas e Contravoltas” é a peça de teatro que vai estrear no dia 20 de junho, às 21h30, no pequeno auditório do Teatro Municipal da Guarda.

A peça de teatro “Voltas, reviravoltas e contravoltas” estreia no dia 20 de Junho, pelas 21h30 horas, no pequeno auditório do Teatro Municipal da Guarda.

Trata-se de uma criação coletiva, tendo sido os próprios reclusos a escrever a peça de teatro. O texto, que inclui elementos da vivência dos participantes, fala-nos de um carteiro que na sua ronda habitual é confrontado com casos humanos singulares, que mostram a diversidade dos seres humanos. A peça é também uma forma de satirizar atitudes e comportamentos, num registo que pretende ser cómico.

Este espetáculo tem como intervenientes nove reclusos do Estabelecimento Prisional da Guarda mas também uma psicóloga, uma professora, uma jurista e um guarda prisional.

A “oficina de teatro” é uma iniciativa da Câmara Municipal da Guarda, através do seu Pelouro da Educação, Intervenção Social e Saúde, e do Estabelecimento Prisional da Guarda, no âmbito de uma colaboração formalizada através da assinatura de um protocolo entre a Câmara Municipal da Guarda e o Estabelecimento Prisional da Guarda, em Dezembro de 2015.

No âmbito desta colaboração, também já foi editado o livro “Vá para fora cá dentro!”, uma compilação de trabalhos poéticos criados no espaço da Oficina de Escrita e Leitura em Voz Alta, assim como apresentada, no Teatro Municipal da Guarda, a peça “Sancho Pança governador da ilha dos lagartos”, de António José da Silva. A autarquia procura, em articulação com o estabelecimento prisional, colaborar e participar, de modo ativo, na reinserção social de um grupo com especificidades bastante próprias, sempre numa perspetiva de inclusão, refere uma nota informativa.

 


Conteúdo Recomendado