Novos tarifários de água em Belmonte

Com o voto contra do vereador da oposição, a câmara de Belmonte aprovou por maioria os novos tarifários da água que vão ser cobrados aos munícipes durante este ano. 

Para além do preço do metro cúbico subir de 20 para 28 cêntimos, a proposta contempla também a introdução de taxas de tratamento de águas pluviais e de recolha de resíduos sólidos urbanos que até agora não eram cobradas mas que passam a ser instituídas devido a um normativo legal.
O vereador do movimento “Pessoas Pelo Concelho” votou contra os valores propostos, que representam um aumento de 400 por cento ao nível da cobrança. Para David Canelo “este documento enquadra uma política de gestão neoliberal perfeitamente evidente, que vai contra os cidadãos e pressupondo uma ideia de que tudo tem que ter um equilíbrio e que a câmara deve funcionar como uma empresa; em termos de previsão de receita para o município a cobrança aumenta em cerca de 400 por cento e certamente que quem vai pagar isto são os cidadãos que aqui residem”.
Na resposta o presidente da autarquia reconhece que está a ser pedido um esforço suplementar às populações em altura de crise, mas a autarquia não podia manter um deficit superior a um milhão de euros por ano entre aquilo que é cobrado aos cidadãos e o custo total do serviço. António Dias Rocha lamenta que os anteriores executivos nunca tenham procedido à atualização de tarifários, criando um problema que a atual maioria quer resolver “isto já devia ter sido feito há muitos anos mas não houve coragem ou intenção de o fazer mas um município pequeno como Belmonte não pode continuar a perder mais de um milhão de euros por ano entre as receitas e as despesas e é nesse sentido que vamos pedir este esforço às populações”.
O autarca belmontense sublinha ainda o investimento que vai ser executado ao nível da requalificação da rede para evitar que o concelho continue a registar perdas na ordem dos 66 por cento “esse índice será seguramente um dos maiores do país e por isso vamos fazer um esforço no sentido de tentar recuperar essas perdas; admitimos mesmo a hipótese de vir a recrutar uma empresa externa que vá casa a casa, contador a contador, analisar a situação e para isso vamos fazer um esforço tremendo para trilhar um caminho que nos permita criar um ponto de equilíbrio entre receitas e despesas ao longo dos próximos cinco anos.


Conteúdo Recomendado