“Museu Internacional do Livro Sagrado: o ADN das civilizações” é tema de colóquio em Gouveia

O colóquio “Museu Internacional do Livro Sagrado: o ADN das civilizações” realiza-se no dia 25 de abril em Farvão (Monte do Dique), em Gouveia.

O Município de Gouveia, em cooperação com a CIDH – Universidade Aberta, o CLEPUL – Universidade de Lisboa, o Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes e outras instituições nacionais e internacionais, vai apresentar, na tarde do dia 25 de abril, as grande linhas programáticas do “MILS – Museu Internacional do Livro Sagrado – O ADN das Civilizações do Mundo” e o primeiro grande evento cultural associado a este projeto: o maior congresso científico sobre a Bíblia na Cultura Ocidental: Milénios de Civilização.

A cerimónia inicia com um discurso do Presidente da Câmara, Luís Manuel Tadeu Marques. De seguida, o orador Paulo Mendes Pinto, da Universidade Lusófona/Cátedra de Estudos Sefarditas, apresentará uma comunicação dedicado ao tema “Conceito do Livro Sagrado nas Religiões do Mundo”. Segue-se a apresentação do tema “O livro como objeto de cultura e civilização”, por José Luís Monteiro, da Biblioteca do Saulchoir de Paris/Federação das Bibliotecas Eclesiásticas de França.

“Apresentação das linhas gerais e do espaço do Museu do Livro Sagrado” será abordado por José António Falcão do Ministério da Cultura e por João Favila do Gabinete de Estudos do Museu do Livro Sagrado do Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes.

Do Colóquio destaca-se ainda a apresentação da obra de Frei Herculano Alves, intitulada “Bíblia na Cultura Portuguesa (3 volumes)”, sendo a obra apresentada pelo Bispo da Guarda Manuel da Rocha Felício e Carlos Fiolhais, da Universidade de Coimbra.

A sessão terminará com o Anúncio do Congresso Internacional “A Bíblia na cultura Ocidental: Milénios de Civilização”, por Frei Herculano Alves.  

Segundo uma nota da autarquia,  a Câmara Municipal de Gouveia, em cooperação com centros de investigação universitários de referência, pretende “criar na sua cidade uma nova centralidade de cultura e de ciência que se torne uma referência no interior do país”.

Para mais informações contactar a organização através dos números 914 750 376/ 961 088 814 ou através do endereço de email museudolivrosagrado@gmail.com.

 


Conteúdo Recomendado