“Muralhas com História” termina esta noite

Ao longo do dia terão lugar um cortejo de cavaleiros, torneio de armas a pé e a cavalo e o cortejo e espetáculo de encerramento com apresentação de todos os grupos de animação e recriação que fizeram parte desta iniciativa.

Termina hoje, 18 de setembro, pelas 21h30, o evento “Muralhas com História que pretendia levar à aldeia histórica de Sortelha, no Sabugal, a evocação “do período histórico que coincide com a fundação medieval de Sortelha”.


Ao longo de três dias, a 10.ª edição de “Muralhas com História” evocou “o período histórico que coincide com a fundação medieval de Sortelha, com principal foco no Reinado de Dom Sancho II que, em 1228, lhe outorga foral (fundação da vila e construção da muralha)”.


De acordo com a autarquia, o programa inclui recriação histórica, mercado medieval, acampamento militar, ofícios e vivências, cetraria e animais da quinta, ritmos medievais, artes circenses, torneios de armas a pé e a cavalo, jogos medievais, animação (acrobatas, malabaristas, músicos, personagens históricas e do imaginário medieval) e animação infantil (jogos medievais e acampamento infantil).


O “Muralhas com História” teve início na sexta-feira com a abertura oficial do mercado e com um cortejo em honra do rei Dom Sancho II e encerra-se hoje, pelas 21h30, com o encerramento do mercado.


Ao longo do dia terão lugar um cortejo de cavaleiros, torneio de armas a pé e a cavalo e o cortejo e espetáculo de encerramento com apresentação de todos os grupos de animação e recriação que fizeram parte desta iniciativa.


A organização adiantou que à chegada a Sortelha assegura o transporte dos visitantes, de 15 em 15 minutos, aproximadamente, entre os parques de estacionamento (Corredoura – P1) e (Campo da Bola – P2) e a entrada no centro histórico.


O evento é promovido pela Câmara Municipal do Sabugal, em parceria com as Aldeias Históricas de Portugal, a Junta de Freguesia de Sortelha e as associações locais.


Programa
Domingo (18 de setembro)

12h00/00h00 – Mercado, tabernas, exposições, recriação de ofícios e vivências e animação itinerante pera cá e pera lá – acrobatas, malabaristas, músicos, personagens históricas e do imaginário medieval.
12h30 – Sabores d’outrora nas Tabernas do Burgo
15h00 – Danças e Folguedos (Largo do Pelourinho)
17h00 – Cortejo de Cavaleiros e outras gentes pelas ruas do burgo até à Liça (Porta da Vila – Liça)
17h30 – Torneio de Armas a pé e a cavalo (Liça – Fora de Muralhas)
20h00 – Sabores d’outrora nas Tabernas do Burgo
21h00 – Cortejo e espetáculo de encerramento com apresentação de todos os grupos de animação e recriação (Porta da Vila – Porta Nova – Largo do Pelourinho)
21h30 – Encerramento Oficial do Mercado


Conteúdo Recomendado