Municípios da Beira Interior reduzem CO2 e despesas com energia elétrica

A Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior (ENERAREA) anunciou hoje que tem a decorrer vários projetos na região que visam a redução das emissões de dióxido de carbono (CO2) através da poupança de energia elétrica.

Os projetos são realizados no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica, refere a ENERAREA, que tem sede em Belmonte e é liderada por José Manuel Biscaia, presidente da Câmara Municipal de Manteigas.

Dos vários investimentos, aquela entidade destaca o projeto de Iluminação Eficiente em Edifícios Municipais, que visa “promover a instalação de soluções de iluminação mais eficiente em edifícios públicos, promovendo a utilização racional de energia elétrica e o combate ao desperdício”.

“Para atingir esses objetivos substituir-se-ão equipamentos em 8.320 luminárias/pontos de luz, ou seja, serão substituídas lâmpadas fluorescentes T8 por lâmpadas fluorescentes T5 e balastros ferromagnéticos por balastros eletrónicos”, é anunciado em comunicado.

O presidente do Conselho de Administração da ENERAREA, José Manuel Biscaia, citado no documento, explica que a agência “investirá 800 mil euros em várias medidas de eficiência energética, ao longo deste ano”.

“Estas medidas, além da redução da fatura energética e consequente redução da despesa dos municípios com a energia elétrica, permitirão também a redução de emissão de gases com efeito de estufa, indo ao encontro das metas do Programa Europeu para as Alterações Climáticas”, sublinha o responsável.

A fonte refere na nota que a medida já foi implementada nos municípios de Celorico da Beira, Penamacor e Manteigas, onde foram substituídas 583, 443 e 312 lâmpadas e balastros, respetivamente.

Intervenções semelhantes estão “em fase de conclusão” nos municípios de Fundão (1.335 equipamentos) e de Belmonte (480), ambos no distrito de Castelo Branco.

A ENERAREA anuncia que brevemente dará início aos trabalhos nos concelhos de Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Mêda, Pinhel, Sabugal e Trancoso, todos no distrito da Guarda.

Segundo José Manuel Biscaia, o projeto em curso nos municípios da Beira Interior “prevê uma poupança energética na ordem dos 45%, tendo já sido alcançada, segundo medições reais, no município de Celorico da Beira, uma poupança energética de 58%, o que se traduz numa grande poupança na fatura energética do município”.


Conteúdo Recomendado