Município de Pinhel assinala Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

No Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, dia 18 de abril, entre as 10 e as 17 horas, o Município de Pinhel vai voltar a promover visitas ao aqueduto subterrâneo situado na Parada Coronel Lima da Veiga, frente à Casa da Cultura.

Os aquedutos subterrâneos de Pinhel, que fizeram e fazem os encantos de miúdos e graúdos, nada têm a ver com as passagens secretas associadas às lendas de frades e de freiras, mas tão só à necessidade de canalizar água.

De facto, a procura e o aproveitamento das nascentes de água para consumo humano desde cedo levou à construção de estruturas arquitetónicas que permitissem um melhor aproveitamento da água. Integram-se nestas construções os aquedutos que transportavam a água desde as nascentes até aos grandes reservatórios (mães d’água), antes de chegarem aos diferentes fontanários públicos.

Na cidade de Pinhel existe um sistema de aquedutos subterrâneos que canalizava a água de diferentes nascentes para o edifício do antigo Paço Episcopal, atual Casa da Cultura.

Ciente da importância deste património e do seu potencial turístico, o Município de Pinhel “tem procurado aprofundar o conhecimento destes aquedutos, promovendo a limpeza e exploração de alguns troços que, no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, irão estar abertos ao público, estando também prevista a organização de visitas dirigidas ao público escolar.”




Conteúdo Recomendado