Município de Pinhel abre concurso para adaptação de espaço a canil e gatil

O projeto contempla a criação de espaços de acolhimento para cães e gatos, zonas para esterilização e para a promoção da adoção de animais, entre outras áreas e serviços.

A Câmara de Pinhel abriu um concurso público para adaptação do espaço do antigo Parque de Leilões de Gado a Centro de Bem-Estar de Animais – Canil/Gatil, com um valor de 248 mil euros, foi hoje anunciado.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, o espaço onde se situa o antigo Parque de Leilões de Gado, próximo do Estádio Municipal da cidade, que vai ser adaptado a Centro de Bem-Estar de Animais, é propriedade da autarquia e possui uma área total de intervenção com mais de oito mil metros quadrados.

“O edifício já existe e o que vamos fazer é a sua adaptação para canil e gatil”, disse hoje o autarca à agência Lusa.

O projeto contempla a criação de espaços de acolhimento para cães e gatos, zonas para esterilização e para a promoção da adoção de animais, entre outras áreas e serviços.

O futuro canil e gatil de Pinhel também ficará equipado com uma área para funcionamento de uma associação do setor e um auditório para ações de sensibilização e acolhimento de visitantes.

“[O equipamento] terá todas as condições para acolher os nossos serviços, como também uma associação”, referiu o presidente do município de Pinhel, no distrito da Guarda.

Rui Ventura considera que o Centro de Bem-Estar Animal é uma “prioridade” para o seu município, visto que os animais do concelho são acolhidos atualmente no Canil Municipal do concelho vizinho de Figueira de Castelo Rodrigo, também no distrito da Guarda, no âmbito de uma parceria estabelecida entre ambas as autarquias.

“É uma necessidade sentida, pois só no último ano levámos para Figueira de Castelo Rodrigo cerca de 80 cães, o que revela a necessidade de construção de um equipamento desta natureza em Pinhel”, justificou o responsável.

É a segunda vez que o município procede ao lançamento de um concurso público para a obra de adaptação do antigo Parque de Leilões de Gado a Centro de Bem-Estar de Animais – Canil/Gatil, uma vez que o anterior não teve interessados.

A Câmara Municipal vai candidatar o projeto do canil e gatil e também a construção de um crematório para animais (que fica para uma segunda fase e que se destinará a servir outros municípios da região), a financiamento europeu, segundo o seu presidente.


Conteúdo Recomendado