Município de Manteigas tem candidaturas abertas para apoio à produção de feijoca

O município de Manteigas, no distrito da Guarda, tem a decorrer, até ao dia 31 de março, o período de candidaturas para atribuição de apoios à produção de feijoca.

Segundo um edital do presidente da Câmara Municipal de Manteigas, Flávio Massano (Movimento Manteigas 2030), o incentivo financeiro para a comparticipação dos custos relativos à produção de feijoca é de 0,80 cêntimos de euro por metro quadrado, para áreas compreendidas entre 50 e 500 metros quadrados, e de 0,40 cêntimos para áreas de produção que possuam entre 501 e 1.500 metros quadrados.

A feijoca é uma leguminosa típica do concelho de Manteigas, localizado na Serra da Estrela.

Os apoios aos produtores são atribuídos com base no Regulamento Municipal de Incentivo à Produção da Feijoca.

O autarca Flávio Massano lembrou no edital que, com a medida, a autarquia que lidera pretende “combater o abandono das terras, preservar o solo e o meio ambiente, privilegiar a utilização dos recursos locais, dignificando a agricultura, os seus agentes e o meio económico em que estes se inserem”.

“É também objetivo do município incentivar e apoiar o aparecimento de novos produtores locais de feijoca, um produto que apresenta reconhecida qualidade e potencialidades ímpares no domínio da gastronomia”, lê-se.

As feijocas produzidas no concelho de Manteigas costumam ser servidas nos restaurantes locais com carnes de porco e enchidos, mas também são utilizadas na confeção de sobremesas e de pastéis.

De acordo com o documento, os produtores devem deslocar-se à Câmara Municipal “a fim de submeterem a sua candidatura ao incentivo à produção de feijoca, no cumprimento das normas de segurança” relacionadas com a pandemia por covid-19.

O edital do presidente do município esclareceu, ainda, que a decisão sobre a atribuição do incentivo financeiro “ocorre até ao dia 15 de abril de cada ano”.

Manteigas possui uma associação de confrades que adotou a feijoca “como talismã das especialidades regionais com singulares sabores de montanha, cuja produção local urge incentivar para as preservar”, de acordo com os promotores.

A Confraria da Feijoca de Manteigas “promove convívios gastronómicos e outros eventos que têm como principal objetivo levar os seus membros e convidados a redescobrir os saberes, sabores e aromas da cozinha de montanha” e com isso induzir os restaurantes “a melhorar a sua oferta gastronómica ao privilegiarem a utilização de produtos locais de qualidade”.

O município de Manteigas está totalmente incluído na área do Parque Natural da Serra da Estrela.

É o concelho mais pequeno do distrito da Guarda e é delimitado a noroeste por Gouveia, a leste pela Guarda, a sueste pela Covilhã e a oeste por Seia.

“A vila de Manteigas está localizada em pleno Vale Glaciar do Zêzere, que com a sua forma perfeita em ‘U’ é um dos melhores exemplos da modelação da paisagem pelos glaciares”, segundo informação disponibilizada na página oficial da internet do município.


Conteúdo Recomendado