Segundo a autarquia presidida por Luís Tadeu (PSD), o apoio escolar corresponde a um investimento municipal de cerca de 12.300 euros e permite “uma poupança média de cerca de 47 euros” às famílias dos alunos.
A sessão pública está marcada para sexta-feira, às 18:30, no o Salão Nobre dos Paços do Concelho de Gouveia, no distrito da Guarda.
A rede de escolas do 1.º ciclo do ensino básico de Gouveia é constituída por oito estabelecimentos.
O município refere em comunicado que, anualmente, investe “cerca de 700 mil euros em apoios educativos”.
“A autarquia mantém a gratuitidade dos transportes escolares, promove as atividades de enriquecimento curricular, mantém em funcionamento uma cantina escolar e suporta a ação social escolar, nomeadamente livros, refeições e apoio material, contribuindo diretamente para a qualificação do ensino no concelho e apoiando direta e indiretamente os agregados familiares”, lê-se na nota.
O presidente da Câmara Municipal de Gouveia, Luís Tadeu, citado no comunicado, “reitera a importância de investir na educação e no futuro das crianças e jovens do concelho, proporcionando-lhes um futuro melhor, uma vez que o importante é que estes jovens sintam a vontade de aprender, pois o conhecimento é a base da sociedade”.
Além dos investimentos diretos ao 1.º ciclo, o município apoia, ao abrigo do Regulamento do Programa “Gouveia Educa”, os jovens de diferentes níveis de ensino em áreas como a frequência do ensino artístico, ajudas às deslocações e apoio económico aos estudantes do ensino superior.
A autarquia também ajuda os alunos ao nível dos transportes escolares e atribui prémios de mérito, que são transversais a todos os níveis de ensino.
“Todas estas medidas de investimento direto nas crianças e jovens do concelho permitem estimular e promover o seu percurso escolar, proporcionando o acesso de todos à educação e formação”, conclui a autarquia de Gouveia.