Município de Gouveia atribuiu 87 mil euros de subsídios à cultura no ano de 2022

A atribuição dos subsídios ordinários é feita “mediante a apreciação dos planos de atividades propostos pelas associações culturais, através dos critérios anualmente definidos pela Câmara Municipal”.

A Câmara Municipal de Gouveia apoiou 40 associações com a atribuição de subsídios que perfizeram, no ano de 2022, um investimento de 87.500 euros, dividindo-se em 55 mil euros de apoios ordinários e 32.500 euros de apoios extraordinários.


Segundo informação divulgada pela autarquia na terça-feira, dia 27 de dezembro, a atribuição dos subsídios ordinários é feita “mediante a apreciação dos planos de atividades propostos pelas associações culturais, através dos critérios anualmente definidos pela Câmara Municipal”.


“Para o ano de 2022, os critérios definidos pela Câmara Municipal determinaram as seguintes tipologias das atividades a contemplar pelos subsídios ordinários: as atividades de carácter permanente ou regular, diretamente relacionadas com o objeto da associação; as organizativas, com manifesto interesse cultural, patrimonial, educativo ou impacto social; e as formativas, que visassem o desenvolvimento de competências das associações na respetiva área de atividade”, refere a mesma fonte.


Estes critérios determinaram, também, a atribuição de uma pontuação às associações, tendo as bandas e orquestras filarmónicas conseguido até 1500 pontos, os ranchos folclóricos federados até 900 pontos, os orfeões e grupos de dinamização musical e teatral até 750 pontos e as restantes coletividades, até 10 pontos.


Os pontos foram convertidos em subsídio financeiro, “através da regra matemática da proporcionalidade (regra três simples), sendo o valor a atribuir condicionado pelos montantes inscritos em orçamento”.


Em relação aos subsídios de apoio extraordinário, segundo o Regulamento Municipal de atribuição de Subsídios e Apoios às Associações do Concelho de Gouveia, estes têm como finalidade “subsidiar o desenvolvimento estrutural e organizacional das associações e o desenvolvimento de atividades pontuais de relevante interesse municipal”.


A autarquia adiantou que neste tipo de subsídios, as coletividades são apoiadas na construção e reabilitação de infraestruturas e na aquisição de materiais e equipamentos necessários ao seu funcionamento ou à respetiva modernização associativa.


São também apoiados os intercâmbios culturais, a participação em exibições ou exposições nacionais ou internacionais e a produção de espetáculos ou projetos culturais de relevante interesse municipal.


Conteúdo Recomendado