Para a sessão de abertura, e após o enorme interesse que despertou em Lisboa, haverá uma conversa com o Rabino Schlomo Pereira à volta dos preceitos centenários do que é o “Kosher” e o seu significado espiritual, que será seguida de uma mostra de produtos produzidos na região segundo estas regras. Estará presente nesta mostra o Secretário de Estado do Turismo Adolfo Mesquita Nunes.
A restante programação cinematográfica destaca o filme o canadiano “Felix e Meira” que gira em torno de amor e renúncia numa comunidade judia ortodoxa de Montreal, e duas das mais fortes obras do atualmente vigoroso cinema latino-americano – o venezuelano “Escravo de Deus”, que recria o atentado à bomba ao AMIA, Centro Comunitário Judaico de Buenos Aires em 1994, e a muti-galardoada comédia uruguaia “Kaplan” que conta a história de um quixotesco velhote de Montevidéu que pensa ter descoberto um antigo líder nazi refugiado num abandonado bar da praia dos arredores.
Haverá uma sessão para escolas, e uma sessão especial com o conhecido escritor José Manuel Fajardo à volta de Judaísmo, Islão e Laicismo, tema da maior atualidade.
Numa vertente mais alargada, a Judaica pretende também aproveitar a afluência de turistas estrangeiros que visitam Belmonte, disponibilizando todos os filmes e documentários com legendas em português e em inglês, ao tempo que os visitantes portugueses poderão usufruir de um variado leque de visitas aos diversos monumentos e rotas guardiãs do património judaico da região.