Mizarela produz “Azeite Biológico Medroa”

A Cooperativa Camponeses do Vale do Mondego pretende embalar cerca de 5 mil unidades de “Azeite Biológico Medroa”, produzido no Lagar da Mizarela. No primeiro ano de embalamento, o produto será orientado preferencialmente para o mercado nacional, mas sem esquecer a exportação. «Começaremos pelo mercado de proximidade, pois os portugueses também merecem, e têm direito […]

A Cooperativa Camponeses do Vale do Mondego pretende embalar cerca de 5 mil unidades de “Azeite Biológico Medroa”, produzido no Lagar da Mizarela.
No primeiro ano de embalamento, o produto será orientado preferencialmente para o mercado nacional, mas sem esquecer a exportação. «Começaremos pelo mercado de proximidade, pois os portugueses também merecem, e têm direito a produtos excelentes, tanto mais sendo produzidos no país, isto sem perder de vista a exportação», explicou Mário Martins, da direção da Cooperativa. No tocante ao mercado externo, Mário Martins disse ao Jornal A GUARDA que «já embalámos 1.500 litros de um dos cooperantes, para o mercado holandês». Sobre a campanha do último Inverno, este responsável explicou que «foi uma companha muito boa, considerando ser a primeira, pois laborámos cerca de 700 toneladas». O lagar de Mizarela tem capacidade para laborar «até 2.500 toneladas de azeitona por ano». A Cooperativa Camponeses do Vale do Mondego, com sede em Mizarela, concelho da Guarda, conta com 200 produtores associados e continua «sempre a crescer». O “Azeite Biológico Medroa”, da Cooperativa Camponeses do Vale do Mondego, já está disponível no mercado. O produto foi apresentado, no Café Concerto do Teatro Municipal da Guarda, no dia 17 de abril. A construção do lagar de azeite biológico custou 800 mil euros, à Cooperativa de Camponeses do Vale do Mondego. O equipamento começou a ser construído em julho de 2010, na freguesia de Mizarela e difere dos tradicionais, porque a extração do azeite é feita «a frio e sem água». O novo lagar está equipado com duas linhas de produção, uma que trabalhará exclusivamente para azeite biológico e outra para azeite tradicional. A unidade está dotada com uma linha de enchimento, para comercialização de azeite produzido, que tem marca própria, “Azeite Biológico Medroa”.


Conteúdo Recomendado