Marafona atuam hoje em Belmonte

Devido às condições climatéricas, o concerto inicialmente previsto para o Jardim Municipal de Belmonte, decorrerá no Auditório Municipal de Belmonte, esta noite, pelas 21 horas. A iniciativa surge no âmbito do programação do “Há Música no Coreto”, promovida pelo Município de Belmonte.

Trata-se de um quinteto acústico composto por viola, guitarra portuguesa, cavaquinho, campaniça, contrabaixo e percurssões que retrata textos e canções do cancioneiro popular português.

A Marafona foi fundada em 2012, na região da grande Lisboa, estreitando relações com músicos desde Trás-os-Montes até ao Algarve.

A Marafona deu os seus primeiros passos pela transformação criativa de pequenas ideias em temas originais de cariz contemporâneo. A boneca ganhou vida própria e foi-se transformando com irreverência em algo único. Hoje, cinco músicos assumem o desafio de descrever as personagens presentes na memória da Marafona, a boneca de trapos de Monsanto, insígnia personificante do nosso povo, cantando os singulares episódios experimentados na sua migração para a grande cidade de Lisboa.

A Marafona constrói livremente a sua teia de referências, paixões e influências, pegando na nossa identidade para homenagear a tradição, dando-lhe nova vida e sangue novo, fazendo-a nossa.

“Não se trata de Folk, não é Fado, não é Música Erudita, não é Jazz, Rock ou Blues, não é Pop, não é Intervenção, não é Poesia mas é um pouco de tudo numa canção portuguesa, redescoberta nas raízes populares dispersas pela urbanidade.”


Conteúdo Recomendado