O artista Manuel João Vieira é bem conhecido do público, já que pertence a vários grupos e projetos como os “Ena Pá 2000”, “Os irmãos Catita”, os “Corações de Atum”, “ O Lello Perdido”, “Quarteto 4444”, o Pianista de Boite”, entre outros que marcaram o panorama musical português para várias gerações. Já escreveu e realizou também vários espetáculos de teatro e programas de televisão e vai atuar no palco localizado no recinto do festival no dia 1 de julho, pelas 23 horas.
Já Labaq é um “afago pop”, como definiu a revista Rolling Stone. Flui entre a organicidade da MPB, o eletrónico pop e os seus experimentalismos, escrevendo em português, espanhol ou inglês, e movendo-se com delicadeza e força no mergulho profundo da sua entrega à música. Já pisou em palcos como Ronnie Scotts’s em Londres, SummerStage em Nova Iorque ou Teatro Solís de Montevideo, tendo já atuado em 19 países diferentes. Atua no palco do recinto, também no dia 1 de julho, pelas 21 horas, para abrir a noite em grande. A entrada no recinto do festival e nos concertos é gratuita.
Para além destes dois concertos, no sábado há uma cerimónia de abertura pelas 9h30 no Auditório do Museu do Sabugal, um showcooking com o chef Miguel Veiga pelas 11h30, a mesma hora a que arranca uma corrida sonora pelas ruas do Sabugal. Às 15 horas António Bexiga lecciona um workshop de viola campaniça que é gratuito e sem necessidade de inscrição prévia no Auditório do Museu do Sabugal, há um espetáculo de dança, “Dendro”, a acontecer pelas 17 horas no recinto e António Bexiga volta para um concerto com o seu projeto “Raia” pelas 19 horas, no palco. A fechar a noite, Bom Beijo traz música eletrónica pela meia-noite. Já no domingo, há um passeio fotográfico no Vale Carapito, em Vilar Maior, pelas 10 horas, uma aula aberta e gratuita de ativação física no recinto pelas 10h30, uma oficina de teatro infantil pelas 11h30 , um espetáculo de teatro vertical com Bruno Melo pelas 15 horas, um concerto de José Bonifácio pelas 17 horas, um concerto das Tresmoças pelas 19 horas e o evento fecha com uma peça de teatro para todas as idades, “Guarda-Tempos”, pelas 21h30.
O festival contará ainda no recinto, entre as 10 horas da manhã e as 2 da manhã do dia seguinte, com uma feira de produtos regionais e de restauração, onde poderá encontrar todo o tipo de produtos regionais, sítios para almoçar e jantar (com lugares sentados disponíveis) e todas as bebidas. O festival funcionará apenas com copos reutilizáveis que terão o custo de 1 euro e que poderão ser devolvidos no final, com o valor a ser ressarcido na totalidade.
Haverá também um espaço infantil permanente com monitores especializados.