Guarda acolhe Campeonato Nacional de Kempo

Kempo

Nos próximos dias 1 e 2 de julho a cidade da Guarda receberá o Campeonato Nacional de Kempo.

A competição, que se realiza no Pavilhão de São Miguel, conta com os atletas apurados durante os Campeonatos Regionais.

A iniciativa é organizada pela Federação Portuguesa Lohan Tao Kempo, com o apoio do Município da Guarda.

A modalidade é considerada por muitos a primeira arte marcial eclética, além de ter as suas raízes fundadoras na China, que remontam a 520 ac.

Esta arte marcial foi praticada e difundida tanto na China, assim como também chegou ao Japão e Okinawa já com o nome Kempo ou também conhecida por “Lei do Punho”. Seja Chuan Fa ou Kempo estamos a falar da mesma arte.

O Kempo foi inspiração para outras artes marciais orientais. Já no século XX, em 1916 James Mitose, com cinco anos de idade foi enviado do Havaí (sua terra natal) a Kyushu para ser educado na arte marcial Kosho Ryu Kempo. Passados 15 anos de estudo da variante Chuan Fa original, regressa ao Havaí e cria o clube “Oficial de Autodefesa”.

No século XX, difundiu-se também pelos EUA e a partir daí pelo resto do mundo.

Nos nossos dias o Kempo tem uma direcção e um propósito claros e é uma arte marcial com o reconhecimento mundial, como sendo um desporto para todos.

Existem muitos estilos, que estão a convergir para um modelo unificador e federado. A instituição que tutela mundialmente o Kempo é a IKF – International Kempo Federation, da qual a Federação Portuguesa de Lohan Tao Kempo é membro fundador.

O trabalho da Federação Portuguesa de Lohan Tao Kempo tem como finalidade unificar muitas escolas e organizações de Kempo em Portugal e tutela a modalidade.

Esta federação conta com mais de 16.230 atletas em 161 associações, 262 agentes de ensino, 27 atletas em alto rendimento e 15 programas de Kempo Adaptado e Inclusão.

O Kempo Adaptado é ensinado a atletas que podem ter limitações físicas, com deficiência visual ou deficiência intelectual.


Conteúdo Recomendado