Evento Terminado em 2023-11-12 13:30:00

Manteigas: Caminhada de Outonal no Bosque das Faias

Faias Caminhada
Início: 2023-11-12 10:00:00
Fim: 2023-11-12 13:30:00
Local do Evento: Bosque de São Lourenço
Entidade Promotora: Hike Land

No dia 12 de novembro, a Hike Land leva-o a descobrir em pleno outono a beleza do Bosque das Faias, junto a Manteigas, que sobreviveu ao grande incêndio do verão passado.

Depois dos grandes incêndios do Verão de 2022, o trilho oficial foi bastante afetado, porém e no meio dessa destruição o núcleo central do Bosque de São Lourenço sobreviveu. Hoje, mais do que nunca é importante valorizar o património natural do concelho de Manteigas e por isso a organização quer levar os participantes a sentir a mancha florestal que ainda permanece viva. O percurso irá mergulhar no interior de uma densa floresta de faias, plantada pelos Serviços Florestais de Manteigas no início do século XX. Para além desta espécie, também há a destacar o castanheiro, a giesta, o Pinheiro-do-Oregon e os imponentes carvalhos monumentais que rodeiam a Capela de S. Lourenço, lugar de culto de reminiscências pagãs, relacionadas com a adoração das árvores e do Sol.

A organização aconselha os participantes a levarem água, farnel, calçado apropriado e caneca para beber chá (fornecido pela organização).

A iniciativa com dificuldade moderada terá início, pelas 10h00, na Cruz da Jogadas (junto à Rota das Faias) e terá a duração de 3h30.

As incrições no valor de 10 euros, podem ser efetuadas AQUI.


Conteúdo Recomendado