Maior Presépio Natural do país é inaugurado esta tarde no Sabugal

Um presépio construído com materiais recolhidos na natureza, que ocupa cerca de 1.100 metros quadrados, é inaugurado hoje, dia 7 de dezembro, no centro histórico do Sabugal, abrindo a programação do concelho para a quadra natalícia.

Troncos de castanheiros, heras e musgos são exemplos de materiais usados para esta recriação, que “contempla diversas cenas bíblicas relacionadas com a natividade, a uma escala em que os visitantes se sentem como parte integrante do mesmo”, avança a autarquia.

A recriação do presépio de Belém poderá ser vista até 09 de janeiro, convidando residentes e visitantes “a deixarem-se envolver pelo espírito natalício e a surpreenderem os sentidos”, acrescenta.

Segundo a autarquia, a inauguração do presépio contará com uma parada de Natal e um concerto pelas vozes do cantor lírico Carlos Guilherme e da fadista Teresa Tapadas, acompanhados ao piano por Pedro Vieira de Almeida.

Do programa faz parte uma exposição de sensibilização ambiental, intitulada “Estrelas de Natal brilham no Sabugal”, constituída por estrelas feitas a partir de materiais naturais e reciclados, pela comunidade escolar e pelas Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho.

Junto ao Castelo de Cinco Quinas vai realizar-se um Mercadinho de Natal, que servirá de montra para exposição e venda de produtos e de artesanato local. O mercadinho tem também um formato online.

Com a programação de Natal, o município do Sabugal quis envolver toda a família. Além de um espaço dedicado aos mais novos, que integra várias oficinas, haverá atuações musicais, a apresentação de uma peça de teatro do Grupo Anel de Pedra – Escola de Artes e animação itinerante, entre outras atividades.

A passagem de ano será assinalada nas vilas medievais de Alfaiates, Sabugal, Sortelha, Vila do Touro e Vilar Maior com espetáculos pirotécnicos.

O concerto de encerramento está marcado para 09 de janeiro, dia em que a Academia Diplix apresenta o espetáculo “Músicas da Nossa Vida – Especial Músicas da Disney”.

“O ‘Sabugal Presépio’ está assim assente numa estratégia de promoção e divulgação do território, que pretende envolver os locais e atrair mais visitantes, neste que é um evento tão identitário do concelho e que se reveste de um simbolismo ímpar”, justifica a autarquia.


Conteúdo Recomendado