Livro “Uma Viagem no Tempo” vai ser lançado esta tarde em Gouveia

A apresentação da obra de António de Castro Guerra irá ter lugar na Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, em Gouveia.

O Município de Gouveia, através da Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, e a Rosa de Porcelana Editora, vão realizar a sessão de lançamento do livro “Uma Viagem no Tempo” hoje, dia 4 de fevereiro, pelas 15h30.


A apresentação da obra de António de Castro Guerra irá ter lugar na Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, em Gouveia, sendo que a entrada é livre e gratuita.


O livro será apresentado por Joana Pereira Leite, João de Almeida Santos e Henrique Monteiro, numa sessão direcionada ao público em geral e que irá permitir divulgar uma obra única junto da comunidade.


“Este é um livro onde presente, passado e futuro se entrelaçam. São duas estórias dentro de uma história, com o passado a ocupar parte do tempo do presente e a dar argumentos para interrogar futuros possíveis. Há nele uma dimensão transgeracional, a par de vivências interrompidas, mas não esquecidas. É, também, um olhar sobre o sentido da vida”, referiu a autarquia.


“Uma Viagem no Tempo” é uma narrativa enraizada na região da Serra da Estrela e suas cercanias, mesmo que a dinâmica projete cenários, personagens e enredos para espaços mais ao largo e por outras terras, que fazem parte da mundividência do autor. Por conseguinte, a Serra de António de Castro Guerra é um real ficcionado em movimento, itinerância e transumância, transposição permanente, porquanto viagem no tempo e no espaço.


António José de Castro Guerra nasceu e cresceu em Valhelhas, concelho da Guarda, fez os estudos primário e secundário em várias aldeias, vilas e cidades situadas à volta da Serra da Estrela.


Partiu para Moçambique em 1972, onde trabalhou e fez os primeiros anos do curso de Economia na então Universidade de Lourenço Marques. Terminou a licenciatura no ano de 1997, em Lisboa, no Instituto Superior de Economia – Universidade Técnica de Lisboa, onde foi assistente desde aquela data até 1991.


Em Lisboa obteve o grau de Doutor em Economia no ano de 1991, passando a ser professor do quadro da universidade. Já nesta qualidade foi professor visitante da Universidade Eduardo Mondlane, onde criou e lecionou a disciplina de Economia Industrial.


Para além da sua atividade académica, foi político e gestor de topo de grandes empresas e de outras instituições. Nos anos que viveu em Cabo Verde, foi Presidente de Conselhos de Administração de empresas ligadas à banca e aos seguros.


Tem publicados vários livros, tais como, Política de Concorrência em Portugal: Contornos, Fundamentos e Casuística (1997); Competitividade, Empresas e Estado (2000); Quase memórias de um lugar e de outras andanças (2020) e Uma Viagem no Tempo.


Conteúdo Recomendado