Líder da Federação do PS/Guarda vai ser eleito em segunda volta

Alexandre Lote foi a mais votada, com 37% dos votos (499) e a de Pedro Fonseca a segunda, com 34% (448 votos).

Os socialistas Alexandre Lote e Pedro Fonseca vão disputar a segunda volta nas eleições para a Federação Distrital do PS/Guarda, após o ato eleitoral de sexta-feira que contou com a participação de três candidatos.

As eleições contaram com candidaturas de Alexandre Lote, vereador na Câmara Municipal de Fornos de Algodres, Pedro Fonseca, vereador no executivo da autarquia da Guarda, e José Luís Cabral, ex-vice-presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira.

Segundo Nuno Laginhas, elemento da Comissão Organizadora do Congresso (COC), os dados provisórios, que carecem de ratificação por aquele órgão, indicam que a candidatura de Alexandre Lote foi a mais votada, com 37% dos votos (499) e a de Pedro Fonseca a segunda, com 34% (448 votos).

José Luís Cabral ficou em terceiro lugar, com um total de 368 votos, correspondentes a 28% da percentagem de votantes.
No ato eleitoral para a nova liderança da Federação Socialista da Guarda, onde votaram 1.333 dos 1.666 militantes inscritos no distrito, foram ainda registados nove votos brancos e dez nulos, segundo aquele elemento da COC.

Nuno Laginhas anunciou que a segunda volta do ato eleitoral que vai escolher o novo líder socialista da estrutura distrital da Guarda que sucede ao atual, António Saraiva, que não se recandidatou ao segundo mandato, será realizada no dia 22 de março, entre as 18 e as 22 horas.

Na sexta-feira votaram os militantes socialistas inscritos nas federações de Aveiro, Baixo Alentejo, Bragança, Castelo Branco, Évora, FAUL, Oeste, Guarda, Leiria, Portalegre, Setúbal, Viana dos Castelo e Vila Real.

No sábado votam os militantes de Braga, Coimbra, Faro, Porto, Santarém e Viseu.

Após a conclusão do processo de eleição e nomeação dos novos responsáveis federativos, a próxima etapa interna dos socialistas é a eleição do secretário-geral nos dias 11 e 12 de maio, também por voto direto dos militantes.

Duas semanas após a eleição do líder, entre 25 e 27 de maio, o PS realiza o seu próximo congresso nacional na Batalha, distrito de Leiria.


Conteúdo Recomendado