Latada deste ano na UBI vai incluir projeto solidário

http://www.urbi.ubi.pt/pag/12782

A AAUBI pretende dinamizar os estudantes para ajudarem uma Instituição Particular de Solidariedade Social. Nas próximas semanas desenvolve iniciativas de integração para os novos alunos.

A Latada vai incluir este ano uma vertente solidária. A Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) pretende que, ao mesmo tempo que os alunos preparam o desfile – que percorre a cidade da Covilhã na quarta-feira da “Semana de Receção ao Caloiro” –, recolham também apoios para uma instituição de solidariedade que podem ser fundos ou alimentos. A ideia é contribuir para minimizar a imagem negativa que a praxe registou nos últimos tempos.

Marco Saldanha, presidente da AAUBI, quer ver os alunos a dinamizar-se em torno de um projeto social. “Nós estamos a criar uma bolsa com diversas instituições. Queremos que os estudantes puxem pelos caloiros, dentro dos seus cursos e das latadas, para fazerem um projeto solidário que eles vão ter de criar em conjunto, junto de uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS). Com ideias próprias, terão decidir o que vão fazer para ajudar esses organismos”, explica o dirigente associativo.

Esta “semana de integração solidária”, como lhe chama o presidente da AAUBI, surge também para “combater um pouco a imagem que a praxe teve no ano passado” e mostrar que esta prática “serve para tudo menos para prejudicar os alunos e, assim, criar um dinamismo a nível solidário nos novos estudantes”.

 

Sensibilização para a praxe

Não tendo a UBI registado situações graves ao nível da praxe, que não é uma prática oficial, nem por isso a AAUBI deixa de estar atenta através da sensibilização dos novos e antigos ‘ubianos’. “Estamos em estreita ligação com o Fórum Veteranum, que é o mecanismo não reconhecido que regula a praxe”, sublinha Marco Saldanha. Aos que chegam está a ser explicado “que podem recorrer à AAUBI, perante qualquer tipo de abusos”, para terem apoio e o caso “ser resolvido sem qualquer problema de maior”. No sítio da internet da Associação vão estar ainda explicadas algumas regras.

Da parte da AAUBI, a receção aos alunos começou na segunda-feira, dia em que se iniciaram as matrículas dos caloiros. Junto aos Serviços Académicos, com o apoio dos núcleos, está a ser desenvolvida a campanha “O seu filho está bem entregue!”. Os pais que acompanham os novos estudantes são informados que “podem sempre contar com a Associação para os diversos problemas e desafios que vão ser colocados ao longo da caminhada na licenciatura ou no mestrado integrado”, refere Marco Saldanha.

 

“Chorão de molho” na piscina

A partir de domingo, dia 14, continuam as atividades, que se prolongam até 25 de outubro, altura em que acontece o Enterro do Caloiro. Além da “Semana de Receção ao Caloiro”, que terá lugar entre os dias 18 e 25 de outubro, o líder da AAUBI destaca para os próximos dias a iniciativa “Chorão de Molho”, a realizar-se na Piscina Praia do Jardim do Lago. Será uma tarde com diversas atividades ao longo de toda a tarde, para fazer a integração dos novos estudantes, “não indo pela praxe, mas sim pela dinâmica de curso”, conclui Marco Saldanha.


Conteúdo Recomendado