Juros a cinco anos em mínimos desde 2009

A taxa de juro implícita das obrigações nacionais a cinco anos aliviou hoje para mínimos de quase quatro anos no mercado secundário. A ‘yield’ das obrigações do Tesouro a cinco anos atingiu hoje os 3,917%, o valor mais baixo desde 2009. Esta taxa compara com os 4,891% pagos por Portugal na emissão sindicada de dívida […]

A taxa de juro implícita das obrigações nacionais a cinco anos aliviou hoje para mínimos de quase quatro anos no mercado secundário.
A ‘yield’ das obrigações do Tesouro a cinco anos atingiu hoje os 3,917%, o valor mais baixo desde 2009. Esta taxa compara com os 4,891% pagos por Portugal na emissão sindicada de dívida a cinco anos realizada em Janeiro deste ano e que abriu caminho ao País no acesso aos mercados primários. Ao mesmo tempo, a taxa de juro associada aos títulos a dez anos, a referência no mercado, deslizava para 5,232%, numa sessão em que a percepção de risco da parte dos investidores em relação a Portugal alivia nas maturidades mais longas. Esta evolução surge depois de a ‘troika’ ter aprovado a sétima avaliação portuguesa, na semana passada, após o governo ter apresentado novas medidas para compensar o chumbo do Tribunal Constitucional.

Conteúdo Recomendado