Jovem do Fundão precisa de ajuda para combater doença rara

Diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) em maio deste ano, Ângelo Querido de 32 anos, natural de Alcaide, concelho do Fundão, tem esperança num tratamento experimental na Tailândia que lhe possa dar maior qualidade de vida.

Esta doença rara que ficou mais conhecida por afetar o cientista britânico Stephen Hawking é considerada incurável, mas existe a possibilidade de realização de um tratamento experimental com células tronco na Tailândia que lhe possa dar maior qualidade de vida e ganhar tempo até que possa ser aprovado algum tratamento efetivo ou até mesmo encontrada a cura. Para o efeito, e pelo facto de ser um tratamento muito dispendioso financeiramente, foi criada uma página solidária no Facebook (Juntos Pelo Ângelo) para angariação de fundos.

“A evolução da doença tem sido galopante e há necessidade de o jovem realizar este tratamento tão breve quanto possível”, refere fonte próxima.

Na Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), os neurónios motores (cabos elétricos) que conduzem a informação do cérebro aos músculos do corpo, passando pela medula espinhal, morrem precocemente. Como resultado, esses músculos, que são os que nos fazem mexer ficam mais fracos, levando o doente a deixar de conseguir caminhar, falar e engolir, ficando dependente de terceiros. A longo prazo para além da perda total de mobilidade, o doente pode necessitar de auxílio para comer (através de uma sonda) e também de auxílio de um ventilador para respirar.

A comunidade uniu-se à volta de Ângelo e está a recolher donativos através de uma conta solidária, em que todos podem contribuir com qualquer valor.

Os dados da mesma são os seguintes:
Conta Solidária: PT50 0045 4020 4034 2457 6800 3
Nome do Beneficiário: Ângelo Querido

MB WAY: 925 264 770
E-mail: juntospeloangelo@gmail.com


Conteúdo Recomendado