Já começou a época 2014/2015 do Ski Clube de Portugal

Arrancaram no passado dia 1 de novembro, as atividades da Secção de Esqui Alpino do Ski Clube de Portugal, tendo como palco a pista sintética do Skiparque, em Manteigas.

Após a introdução do ski em Portugal por volta de 1918 sob a orientação de César Henriques, foi em 1928 que o Ski Clube de Portugal foi formado pela mão de João Rodrigues Simões, afirmando-se como sendo o primeiro clube ski em Portugal. Da fundação do clube fizeram para da direção António Lopes, professor na Escola Comercial e Industrial Campos Melo, José Baltazar, Eduardo Laranjinha e Manuel Magno.

Durante vários anos, praticamente desde a sua formação, o Ski Clube de Portugal foi o principal responsável pela organização e regulamentação de provas de esqui em Portugal, sendo este clube o maior dinamizador dos desportos de inverno em Portugal até à década de cinquenta do século passado. Tendo decorrido com as suas atividades por muitos e muitos anos, desde 1993 que o clube estava sem atividades e foi agora em 2014 que se deu o ponto de viragem, tendo sido criada uma nova secção de Esqui Alpino.

A Secção de Esqui Alpino do Ski Clube de Portugal tem objetivos principais formar crianças e jovens na faixa etária dos 3 aos 18 anos de idade proporcionando experiências diferenciadas em face do objetivo e apetência de cada praticante/atleta (esqui de lazer, competição), ao mesmo tempo que pretende assumir a liderança competitiva no calendário desportivo da Federação Portuguesa de Desportos de Inverno e ainda preparar dois atletas para estarem presentes nos Jogos Olímpicos de Inverno em 2022.

Seguindo um plano de preparação para a nova época e fruto de parcerias com clubes estrangeiros, nos passados dias 1 e 2 de novembro o Ski Clube de Portugal e o Club de Esqui La Covatilla (Béjar – Espanha) iniciaram trabalhos conjuntos na pista sintética do Skiparque, com vista à preparação dos atletas de ambos os clubes reforçando por um lado o espirito de colaboração e por outro lado a fomentação uma competição salutar, entre amigos.

As atividades iniciaram-se no sábado dia 1, com um treino técnico de adaptação à pista, seguido de um treino cronometrado. Após o almoço os atletas, aprofundaram a técnica de “bater” portas na modalidade de patins em linha numa pista de adaptada para o efeito em Manteigas.

No domingo dia 2, as atividades começaram com treinos livres na pista sintética, onde mais tarde teve lugar mais uma prova cronometrada. Todos os atletas puderam disfrutar de uma troca de experiências e de um ambiente de competição próprio do início de época, mas acima de tudo foi um aprofundar de relações de amizade entre clubes e entre atletas, que certamente ficará na memória de todos.

No final teve lugar um almoço com atletas, treinadores, pais e simpatizantes e onde uma vez mais se fortaleceram as relações com os vizinhos espanhóis, ficando já agendadas novas colaborações internacionais.

Pode acompanhar toda a atividade do clube na página oficial do facebook em: https://www.facebook.com/skiclubedeportugal.esquialpino


Conteúdo Recomendado