Iran Costa e Banda Índice na “Festa da Castanha” em Folgosinho (Gouveia)

A aldeia de Folgosinho, no concelho de Gouveia, na Serra da Estrela, recebe nos dias 1, 2 e 3 de novembro, mais uma edição da festa dedicada à castanha.

O Município de Gouveia, em parceria com a Junta de Freguesia de Folgosinho, os Baldios de Folgosinho e a Associação FOLGONATUR, irá organizar, nos dias 1, 2 e 3 de novembro, mais uma edição da Festa da Castanha, em Folgosinho.

A programação contempla vários momentos de formação e qualificação de produtores e potenciais produtores, magustos, demonstrações gastronómicas com pratos e produtos confecionados a partir da castanha, espaços de exposição e venda direta de castanha, produtos derivados da castanha e outros produtos gastronómicos típicos desta região de montanha.

No dia 1 de novembro, uma sexta-feira, é inaugurada a Festa da Castanha com participação da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Folgosinho. À noite, o certame será animado pelo Grupo de Concertinas de Folgosinho e a Banda Índice.

No dia seguinte, dia 02, realizar-se-á, da parte da manhã, um Seminário dedicado à temática dos soutos e da floresta, que terá lugar na Junta de freguesia de Folgosinho. No período da tarde, haverá um workshop de cogumelos selvagens e respetiva saída de campo, seguindo-se um show cooking e o tradicional Concurso de Doçaria de Castanha. Nessa noite, Iran Costa sobe ao palco da Festa da Castanha onde apresenta o seu último trabalho “XXV” e recorda grandes êxitos como “O Bicho”, “Pimpolho”, “Requebra” e “Dança do Quadrado”.

No domingo, último dia, destaca-se a caminhada com plantação de castanheiros e uma visita guiada ao património histórico de Folgosinho. O Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior de Gouveia e o Rancho Folclórico Cancioneiro de Folgosinho ficam responsáveis pela animação do evento que encerra com um magusto comunitário e a tradicional sopa da castanha.

Cartaz Festa da Castanha – Folgosinho
Programa Festa da Castanha – Folgosinho

Conteúdo Recomendado