Inauguração de ilhas ecológicas para compostagem comunitária em Gouveia

O município de Gouveia, no distrito da Guarda, vai inaugurar, na quinta-feira, pelas 10h30, ilhas ecológicas para compostagem comunitária, em vários pontos da cidade.

Segundo a autarquia, foram instaladas ilhas ecológicas na Rua do Outeiro, na Avenida dos Bombeiros Voluntários de Gouveia, na Urbanização Mira Serra, na Rua Cidade da Covilhã e na Rua das Escolas.

“Cada ilha ecológica integra três compostores individuais, com uma capacidade de um metro cúbico, para receber os biorresíduos verdes e castanhos e um quarto contentor para servir de apoio, onde será colocada a ‘fração seca’ ou estilha, resultante das podas de árvores ou material lenhoso de grande dimensão”, explicou a autarquia de Gouveia.

Com a iniciativa, este município do distrito da Guarda pretende “sensibilizar a comunidade em geral para a adoção de boas práticas ambientais e para a importância da compostagem enquanto processo natural de reciclagem e reaproveitamento da matéria orgânica”.

A instalação dos equipamentos representou um investimento de cerca de 52 mil euros e resultou de uma candidatura denominada “ecoBairros”, apresentada no âmbito da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela ao Fundo Ambiental.


Conteúdo Recomendado