Hotéis da serra da Estrela esgotados para o Fim de Ano

Ocupação hoteleira esgotada na serra da Estrela e a 90% na Madeira. Algarve a meio gás.

São esperados mais de 15 mil turistas na serra da Estrela para a Passagem de Ano. A estimativa é do Turismo Centro de Portugal: os hotéis e as pousadas dos municípios mais próximos do Maciço Central proporcionam 5200 camas, às quais acrescem mais duas mil em turismo rural e de aldeia. Segundo Pedro Machado, diretor do organismo, “a indicação da maioria dos responsáveis hoteleiros aponta para que haja lotação esgotada na Passagem de Ano. E, tendo em conta as pessoas que ficam alojadas em casa de familiares e amigos, estimamos que a marca dos 15 mil visitantes seja ultrapassada”.

Numa altura em que a serra da Estrela se apresenta com temperaturas negativas mas despida de neve, o responsável pelo turismo na região Centro congratula-se com o número de reservas feitas nos hotéis: “É sinal que nem só de neve vive a serra. Nos últimos anos, houve investimento no turismo de natureza, cultural e religioso, que atraem cada vez mais visitantes.” Nos quatro hotéis mais próximos da Torre, há poucas vagas. Os hotéis dos Carqueijais, Serra da Estrela e Chalés de Montanha têm mais de 90% das 600 vagas reservadas, e contam esgotar a lotação durante o dia de hoje. Na Pousada Serra da Estrela, os 92 quartos já estão ocupados. Na Madeira, a ocupação média hoteleira ultrapassa os 90%, anunciou o Governo Regional.

A sul, Elidérico Viegas, da Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), garante que a região deverá registar uma ocupação hoteleira superior em 10% em relação a 2013, situando-se nos 50%. “Só aos hotéis classificados na AHETA, deverão chegar mais de 60 mil pessoas, mas, no geral, serão esperadas mais de 300 mil pessoas nesta Passagem de Ano”, revela o responsável.


Conteúdo Recomendado