Guarda sob aviso amarelo devido ao nevoeiro

Oito distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de agitação marítima e de nevoeiro, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Bragança e Guarda encontram-se sob aviso amarelo até às 12 horas de quinta-feira devido ao nevoeiro, que o IPMA prevê persistente e que poderá ser gelado, com formação de sincelos (gelo).

Já os distritos da costa norte, Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria, estão sob aviso amarelo para a agitação marítima, com previsão de ondas entre quatro e cinco metros, até às 10 horas de hoje.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado por nuvens baixas no nordeste transmontano e na Beira Alta, assim como nas regiões do interior.

O vento será em geral fraco, neblina ou nevoeiro matinal, que poderá persistir ao longo do dia em alguns locais do nordeste transmontano e da Beira Alta.

Acentuado arrefecimento nocturno, com formação de geada, em especial nas regiões do interior e previsão de descida da temperatura mínima.

Na Madeira prevê-se céu geralmente muito nublado, com boas abertas a partir da manhã, embora com períodos de chuva fraca e pouco frequente até meio da manhã, mais provável nas vertentes norte.

Já nos Açores, prevê-se para o grupo ocidental, central e oriental períodos de céu muito nublado com abertas.

Quanto a temperaturas, as mínimas vão desde os -3 graus na Guarda aos -2 em Bragança, 4 no Porto ou os 6 em Lisboa e Faro.

Em relação às máximas, em Lisboa, Coimbra, Évora e Porto são esperados 13 graus celsius, enquanto Faro e Sagres devem chegar aos 15. Em Portalegre e Viseu são esperados 11 graus de máxima, sete em Castelo Branco, seis na Guarda, oito em Vila Real e três em Bragança, a cidade mais fria do país.

Nas ilhas, nas cidades do Funchal e Santa Cruz das Flores são esperados 19 graus de máxima, enquanto Angra do Heroísmo deve chegar aos 18.


Conteúdo Recomendado