Guarda propõe Natal “em alta” e Passagem de Ano “em grande” com os The Gift

O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, anunciou esta segunda-feira que a autarquia vai promover uma programação natalícia e de fim de ano que proporcionará um “Natal em alta” e uma “passagem de ano em grande”.

Álvaro Amaro apresentou esta segunda-feira, em conferência de imprensa, a programação que irá animar a cidade mais alta do país entre 27 de novembro e 06 de janeiro de 2016, com o objetivo de captar visitantes e de dinamizar a economia local.

“Creio que vamos ter exatamente [festas] como diz a frase: ‘Um Natal em alta e um fim de ano em grande’. E espero que assim seja”, disse, referindo que a programação agendada dará “a possibilidade de a Guarda ser mais visitada” naquela época do ano.

Os destaques da programação vão para a atividade “Guarda: A Cidade Natal” que será realizada entre 07 e 27 de dezembro e para a passagem de ano, no dia 31 de dezembro, que é promovida pela primeira vez.

“Vai haver a possibilidade de captarmos muitos turistas, muita gente, que vão ter a curiosidade de vir ver não apenas a iluminação natalícia, mas de vir ver e assistir e partilhar até, ou fruir até, das mais variadas iniciativas e equipamentos”, disse o autarca.

A título de exemplo, adiantou que a Guarda proporcionará “um Natal com animais ao vivo”, incluindo a rena que está associada ao Pai Natal.

“Quantas crianças à volta da cidade da Guarda alguma vez viram a rena, a tal rena do imaginário das crianças? Pois vão ter a possibilidade de a ver ao vivo”, afirmou.

O presidente da autarquia referiu que a animação natalícia incluirá “muitas iniciativas”, porque o município que lidera pretende que a Guarda “seja cada vez mais visitada”.

A “Cidade Natal” a instalar no largo da Sé Catedral inclui, entre outros atrativos, uma pista de gelo coberta, a casa do Pai Natal, a árvore de Natal e o bosque encantado.

O programa também inclui um concurso de montras, um jardim do gelo, um espaço destinado à dinamização de projetos sociais, um mercado para venda de produtos da região e o tradicional madeiro de Natal, entre outras iniciativas.

A autarquia também promoverá um lanche solidário (dia 22 de dezembro) e entregará 300 cabazes de Natal a famílias carenciadas do concelho.

Este ano, a programação festiva contará também com a realização da passagem de ano, a partir das 22 horas do dia 31 de dezembro, na praça Luís de Camões, junto da Sé Catedral.

Naquela noite haverá animação, um concerto com o grupo The Gift, um espetáculo piromusical e “champanhe à borla para toda a gente”, segundo o autarca Álvaro Amaro.

As atividades de animação organizadas pela Câmara Municipal da Guarda envolvem custos da ordem dos 400 mil euros, mas a autarquia irá procurar financiamento comunitário a 85%, indicou o responsável.


Conteúdo Recomendado