Guarda inaugura Solar do Vinho da Beira Interior no 25 de Abril

A Câmara Municipal da Guarda vai comemorar o 25 de Abril com um programa diversificado, que inclui a inauguração do Solar do Vinho da Beira Interior e do Campus Internacional de Escultura Contemporânea.

A autarquia presidida por Álvaro Amaro anunciou em comunicado que assinala na quarta-feira o 44.º aniversário da “Revolução de Abril” com uma série de iniciativas na cidade e no concelho, com destaque para a inauguração do Solar do Vinho da Beira Interior, que será a futura sede da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI).

A nova sede da CVRBI, entidade que abrange as zonas vitivinícolas de Castelo Rodrigo, Pinhel e Cova da Beira, nos distritos de Guarda e de Castelo Branco, foi construída pela Câmara Municipal da Guarda no jardim do antigo Solar Teles de Vasconcelos, no centro histórico, conhecido localmente como Quintal Medroso.

A cerimónia inaugural do edifício do Solar do Vinho da Beira Interior está marcada para as 16h30.

O programa das comemorações do 25 de Abril começa às 10h30, com o hastear da bandeira, junto ao edifício dos Paços do Concelho, com a participação da Banda Filarmónica de Famalicão da Serra e das Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários Egitanienses (Guarda), de Gonçalo e de Famalicão da Serra.

Pelas 11 horas, no Jardim José de Lemos, será inaugurada a exposição “Gente de Abril” e, meia hora mais tarde, a autarquia inaugurará o Campus Internacional de Escultura Contemporânea, no bosque que existe junto dos edifícios do Centro de Estudos Ibéricos e da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço.

Após o corte da fita decorrerá o ato de assinatura do Convénio de Colaboração entre os Municípios de Guarda e de Santa Marta de Tormes, na província de Salamanca, em Espanha.

Ao final da manhã, pelas 12h45, será assinado na aldeia dos Trinta, entre o Município da Guarda e a União de Freguesias de Corujeira e Trinta, o acordo de cooperação para “Remodelação do Edifício Sede da Junta de Freguesia e Criação do Centro de Recursos Partilhados – Casa Tavares”.

O programa comemorativo do 25 de Abril prossegue às 15h00, novamente na cidade da Guarda, com o descerramento de placas de homenagem, a título póstumo, a Manuel Cerdeira Monteiro (que foi presidente da extinta Junta de Freguesia de São Vicente entre 2002 e 2009) e a Joaquim Pina Gomes (foi presidente da Câmara Municipal da Guarda entre 1958 e 1966).

O desporto também fará parte das comemorações com a realização do Torneio de Basquetebol 25 de Abril, entre as 14h00 e as 18h00, no Pavilhão Desportivo Municipal de São Miguel.

O programa comemorativo da “Revolução dos Cravos” termina com um espetáculo de Rui Veloso, com início às 21h30, no grande auditório do Teatro Municipal da Guarda.


Conteúdo Recomendado