Guarda celebra Dia Mundial do Ambiente com Bandeira Azul e avanço na Despoluição do rio Noéme

No próximo dia 5 de junho, João Ataíde, Secretário de Estado do Ambiente, marca presença nas comemorações do Dia Mundial do Ambiente, promovidas pelo Município da Guarda.

O Dia Mundial do Ambiente assinala-se no dia 5 de junho com o hastear da Bandeira Azul na praia Fluvial de Valhelhas e com as inaugurações do Reservatório da Castanheira e da remodelação da ETAR do Torrão, sendo esta última atividade importante no processo de despoluição do rio Noéme.

O programa comemorativo inicia às 15 horas com a inauguração do Reservatório de Água da Castanheira, um investimento de perto de 400 mil euros que permitirá melhorar o abastecimento de água potável às localidades de Castanheira, Rabaça e Porto Mourisco. A infraestrutura é composta por uma célula de 250 m3, suspensa a 22 metros num fuste com 5 metros de largura e com uma altura de 33 metros, sendo a obra da responsabilidade da Empresa Águas do Vale do Tejo.

Seguidamente, pelas 15h45, será inaugurada a obra da Remodelação e ampliação da ETAR do Torrão, que servirá parte da cidade da Guarda e também a freguesia de Vale de Estrela. A obra, cofinanciada em 85% pelo POSEUR, corresponde a um investimento na ordem dos 1,3 milhões de euros, reforçando a capacidade de tratamento da instalação de 4 mil para 10 mil habitantes-equivalentes. Segundo uma nota da autarquia, o nível de tratamento da ETAR passa também a ser terciário, assegurando a remoção de nutrientes (azoto e fósforo), de modo a assegurar as exigências de descarga mais restritivas que resultaram da alteração da classificação do meio recetor, o rio Noéme, curso de água afluente do rio Côa, na bacia hidrográfica do rio Douro, agora classificada como zona sensível.

Pelas 17h30, em Valhelhas, será hasteada a Bandeira Azul na praia fluvial da localidade. Trata-se da primeira bandeira azul a ser hasteada no Interior do país nesta época balnear.

 


Conteúdo Recomendado