Guarda, Bragança e ilhas em risco muito elevado de exposição aos raios UV

Os distritos de Guarda, Bragança, o arquipélago da Madeira e duas ilhas dos Açores estão hoje em risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), avisa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Bragança e Guarda e as ilhas de São Miguel e das Flores, nos Açores, apresentam risco de exposição à radiação UV de nível 8, enquanto o arquipélago da Madeira está classificado com nível 10 de risco, numa escala que vai de 1 a 11, e em que este é considerado “risco extremo”.

No resto do país, o risco de esposição aos UV anda entre o elevado (Vila Real, Viseu, Lisboa, Portalegre, Évora, Setúbal, Faro e Ilha Terceira) e o moderado.

O índice ultravioleta varia entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Para o dia de hoje o IPMA prevê nebulosidade, em especial no litoral oeste, chuva nas regiões Norte e Centro, em especial no litoral e a partir da tarde, e uma pequena descida da temperatura máxima nas regiões do interior.

As temperaturas máximas vão oscilar entre os 32º, em Beja, Évora e Santarém, e os 23º, em Viana do Castelo, ao passo que as mínimas vão variar entre os 14º, na Guarda, e os 22º, no Funchal.


Conteúdo Recomendado