Evento Terminado em 2021-09-30 19:00:00

Gouveia vai integrar Semana Europeia do Desporto

Início: 2021-09-23 09:00:00
Fim: 2021-09-30 19:00:00
Local do Evento: Gouveia
Entidade Promotora: Município de Gouveia

O Grupo de Desporto do Município de Gouveia vai integrar, entre 23 a 30 de setembro, a Semana Europeia do Desporto (SED), ao que estão planeadas um conjunto de atividades desportivas destinadas aos cidadãos das mais variadas idades e aptidões físicas.

A Semana Europeia do Desporto é uma iniciativa da Comissão Europeia que vem promover o desporto e os estilos de vida ativos. Com esta iniciativa pretende-se apelar à importância da prática da atividade física e ao combate contra o sedentarismo exacerbado pela pandemia, ao introduzir hábitos saudáveis e duradouros.

Neste sentido, o Município de Gouveia organizou um conjunto de atividades que se irão desenrolar ao longo desta Semana Europeia do Desporto:

No dia 24, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Gouveia, o Pátio da Escola Básica de Gouveia vai mover o 1.º Ciclo, das 09h30 às 10h00, com a atividade ‘Dança na Escola’; para o 2.º Ciclo, a atividade é das 10h00 às 10h30.
Mais tarde, às 20h00 do mesmo dia, com início nos Paços do Concelho, irá decorrer uma caminhada do Notícias de Gouveia, que aceitou o desafio proposto pelo município para participar na Semana Europeia do Desporto.

Para dia 25, dia do BeActive Família, está agendado um divertido peddy-paper que vai unir e mover as famílias pelo concelho, onde terão de responder a questões relacionadas a pontos da cidade. O peddy-paper requer inscrição no Posto de Turismo de Gouveia, onde a atividade tomará início pelas 18h00. Esta atividade lúdica intergeracional termina o seu percurso nos Paços do Concelho e é realizada em parceria com o CLDS4G – Projeto InteGr4r (Contrato Local de Desenvolvimento Social).

Na defesa da inclusividade, o Boccia é o desporto em destaque no dia 27. No espaço envolvente do tribunal, às 10h00, a APBG irá demonstrar com os utentes do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) o potencial que o Boccia pode ter na qualidade de vida dos praticantes que, apesar das suas limitações físicas, devem perseverar a prática desportiva.

O dia 28 é dedicado aos seniores, que terão no Anfiteatro da Cerca a oportunidade de participar na Aula de Ginástica Sénior, pelas 10h30. Para além de estimulante, vem servir como lembrete: o desporto não escolhe idades e deve manter-se um hábito ao longo da vida. As inscrições devem ser feitas nas Piscinas Municipais Cobertas.

No dia 29, no âmbito do ‘Desporto no Trabalho’, os funcionários da autarquia serão ainda postos ao teste com aulas de atividade física tripartidas: das 09h00/09h45; das 11h45/12h30 e das 16h45 às 17h30.

A Semana Europeia do Desporto encerra com no fim de setembro, dia 30. O discurso de encerramento será feito por Carolina Vila-Chã que apelará para o “Papel da Atividade Física na Qualidade de Vida dos Seniores”. Uma palestra que toma lugar no Auditório da Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, pelas 18h00.

Celebrada em simultâneo pela maioria dos países europeus, a Semana Europeia do Desporto vai na 6.ª edição. O lema é #BEACTIVE, “sê ativo”, salientando a importância da prática regular de exercício. Para além de potenciar a saúde dos praticantes, o desporto afirma-se assim como uma expressão cultural, estimulando os laços sociais entre comunidades e funcionando como um autêntico regulador da cidadania e bem-estar comunitário.

A Semana Europeia do Desporto é uma iniciativa cofinanciada pelo Programa da União Europeia ERASMUS+ e a coordenação em Portugal é feita pelo Instituto Português do Desporto e Juventude.


Conteúdo Recomendado