Evento Terminado em 2022-09-29 12:00:00

Gouveia comemora Semana Europeia do Desporto

Início: 2022-09-23 10:00:00
Fim: 2022-09-29 12:00:00
Local do Evento: Gouveia
Entidade Promotora: Município de Gouveia

A Semana Europeia do Desporto é uma iniciativa da Comissão Europeia que vem promover o desporto e os estilos de vida ativos.

O Grupo de Desporto do Município de Gouveia vai comemorar, entre os dias 23 e 30 de setembro, a Semana Europeia do Desporto, com um programa que integra atividades desportivas destinadas aos cidadãos das mais variadas idades e aptidões físicas.


A programação da iniciativa inclui uma mega aula de dança na Escola Básica, para os alunos do 1º e 2º ciclos, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Gouveia na sexta-feira, dia 23 de setembro.


No sábado realiza-se um ‘peddy paper’ que irá “unir e mover as famílias, que enfrentarão o desafio de responder a questões relacionadas com pontos da cidade e resolver enigmas”, que terá início pelas 17h30, no Mercado Municipal e termina nos claustros dos Paços do Concelho.


Na manhã de sábado terá ainda lugar, pelas 10h00, na Praça Alípio de Melo (Gouveia) uma Visita Guiada ao Património Ecológico e Ambiental sob a temática “Decompositores e compostores”.


No dia 25 o evento é dedicado ao desporto na natureza, com uma Visita Guiada ao Património Ecológico e Ambiental, com início pelas 09h00 no Museu da Aldeia, na freguesia de S.Paio, e às 9h30 irá decorrer a caminhada “Caminhar com Ciência no Estrela Geopark”.


O dia 26 é direcionado ao Desporto no Trabalho e os funcionários da autarquia terão a possibilidade de usufruir de uma aula de Hidroginástica nas Piscinas Municipais Cobertas, das 11h50 às 12h30.


Neste dia decorrerá ainda, pelas 11h00, no Centro de Saúde de Gouveia, a apresentação do projeto Move@Work, um projeto piloto de promoção de atividade física no local de trabalho, promovida pelo Departamento de Saúde Pública da ARS Centro, sob o mote “Desporto no Trabalho #SaúdeAtiva”.


Os Desportos Urbanos e o Desporto em Casa estão em destaque no dia 27. Neste dia serão disponibilizados alguns vídeos na página oficial e redes sociais do município, com propostas de exercícios físicos, para realizar em contexto domiciliário.


O dia 28 é dedicado ao Desporto Inclusivo, com atividades aquáticas nas Piscinas Municipais Cobertas em colaboração com a Associação De Beneficência Popular de Gouveia (ABPG) e os seus utentes do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO).


A encerrar a semana europeia do desporto, no dia 29, o Desporto Sénior estará em destaque com uma aula de ginástica dirigida aos séniores e uma avaliação de risco cardiovascular, no Mercado Municipal, pelas 10h00.


“A Semana Europeia do Desporto é uma iniciativa da Comissão Europeia que vem promover o desporto e os estilos de vida ativos”, lembrou a autarquia de Gouveia.


Conteúdo Recomendado