Evento Terminado em 2022-09-23 18:00:00

Visitas à Casa da Torre de Gouveia no âmbito das Jornadas Europeias do Património

Início: 2022-09-23 09:00:00
Fim: 2022-09-23 18:00:00
Local do Evento: Casa da Torre
Entidade Promotora: Câmara Municipal de Gouveia

As visitas terão início às 9h15 e às 16h00, partindo sempre do Posto de Turismo de Gouveia.

O Município de Gouveia associa-se às comemorações das Jornadas Europeias do Património, com as visitas à Casa da Torre, considerada como Monumento Nacional, na sexta-feira, dia 23 de setembro.


Esta visita é organizada pelo Sector de Cultura do Município de Gouveia em conjunto com o Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS).


Este ano, as Jornadas Europeias do Património 2022 terão lugar nos dias 23, 24 e 25 de setembro, e o tema ‘Património Sustentável’ convida “a explorar que medidas podem ser tomadas para proteger o rico e diversificado património cultural europeu no contexto das alterações climáticas e da degradação ambiental. O foco estará no papel ativo das comunidades e do património no processo de construção de um futuro mais sustentável e resiliente”.


As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia que envolve mais de 50 países, no âmbito da sensibilização dos povos europeus para a importância da salvaguarda do Património.


Neste sentido, cada País elabora anualmente um programa de atividades a nível nacional coordenado pela Direção Geral do Património Cultural, a realizar em setembro, acessível ao público gratuitamente.


A ideia base da iniciativa é “promover o acesso aos monumentos e sítios, convidando à participação ativa na descoberta de uma herança cultural comum, implicando o envolvimento dos cidadãos europeus com o património cultural. Os objetivos principais são reforçar os sentimentos de identidade cultural, de memória coletiva e de afirmação de um património comum cuja riqueza reside na sua diversidade”, afirma a autarquia.


As Jornadas Europeias do Património representam, por isso, “uma celebração da solidariedade internacional, do diálogo e da diversidade culturais, constituindo momentos de reapropriação dos vestígios culturais do passado”.


A atividade do Município é gratuita, com inscrição obrigatória no Posto de Turismo até hoje, dia 22 de setembro (inclusive), limitada ao total de 15 pessoas por horário.


As visitas terão início às 9h15 e às 16h00, partindo sempre do Posto de Turismo de Gouveia.


Conteúdo Recomendado