Ajidanha assinala 25 anos com festival de teatro internacional em Idanha-a-Nova

O Festival de Teatro Internacional da Ajidanha realiza-se de 29 de setembro a 09 de outubro, em Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, com a presença de companhias de Portugal, Espanha e Brasil.

“O nosso Festival de Teatro é sem dúvida um dos eventos anuais que mais nos orgulha e dá satisfação de realizar. Permite-nos trazer até Idanha-a-Nova um leque vasto e diversificado de espetáculos de teatro que serão levados a cena por grupos com os quais temos relações de grande afetividade e admiração pelo trabalho que desenvolvem”, referiu, em comunicado, o presidente da Ajidanha, Rui Pinheiro.

Este dirigente adianta que, este ano, a organização do festival “é ainda mais especial, pois é realizado no ano em que a associação comemora o seu 25.º aniversário”.

A par da apresentação de espetáculos de teatro, ao longo de 10 dias decorrem também outras iniciativas culturais, tais como sessões de cinema, documentários, exposições e tertúlias.

“Ao longo de todo o festival, e em complemento às apresentações dos espetáculos, o público que se dirija ao nosso teatro-estúdio poderá ainda visitar a exposição ‘25 anos de Ajidanha’ que irá percorrer os espetáculos que fomos criando ao longo destes 25 anos de existência”, explicou Rui Pinheiro.

Entre os participantes no Festival de Teatro de Idanha-a-Nova estão os brasileiros Coletivo Resiste, Cia. Secondarea e Fábio Superbi, o grupo de teatro espanhol Palique Teatro e as companhias nacionais Ultimacto, Teatro Amador de Pombal, ADAC Teatro, Fértil Cultural e Ajidanha.

Os espetáculos, com entrada livre, decorrem no Teatro Estúdio São Veiga, em Idanha-a-Nova, em homenagem à sócia-fundadora e honorária da Ajidanha.

O Festival de Teatro Internacional Ajidanha tem o apoio do município local, da União de Freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes e da Direção Regional de Cultura do Centro.

A Ajidanha – Associação de Juventude de Idanha-a-Nova foi fundada em 1998 e promove diversas atividades culturais e ‘workshops’, no âmbito do teatro, da dança e das artes plásticas.

A face da associação tem sido o grupo de teatro, com mais de duas dezenas de produções realizadas e apresentadas em vários festivais em Portugal, Espanha, Brasil, Canadá, Cuba e Itália.


Conteúdo Recomendado