Fundão recupera jogo da Péla

O Município do Fundão irá apresentar amanhã, dia 5 de maio, pelas 18 horas, no Museu Arqueológico do Fundão, o projeto “Patrimónios imateriais da Gardunha: O jogo da péla uma tradição perdida”.

De origens muito antigas e socialmente diversificadas, a péla foi um jogo praticado principalmente por mulheres durante a Quaresma nos adros e nas estradas das aldeias da Beira Baixa.

No concelho do Fundão, o registo desta prática lúdica remonta ao século XIX e foi registada nas aldeias do Alcaide e na Póvoa de Atalaia por Jaime Lopes Dias, Mendes Feliz, Ernesto Veiga de Oliveira e Albano de Matos, entre outros.

A conversa aberta contará com as participações dos presidentes das juntas de freguesia do Alcaide, Daniel Cruz, e da União de Freguesias de Póvoa de Atalaia e Atalaia do Campo, Susana Salvado, do professor da Universidade da Beira Interior, Júlio Martins, e de algumas antigas praticantes deste ancestral jogo. A moderação estará a cargo de Pedro Miguel Salvado.

A mesa redonda será completada com a inauguração da mostra que reúne uma leitura fotográfica de Pedro Mendonça: “Atão nõ m’ houvera d’alembrar do jogo da bola”.

Para Alcina Cerdeira, Vereadora da Câmara Municipal do Fundão com o pelouro da Cultura, o projeto comprova a riqueza do património cultural imaterial do Fundão que “está a ser alvo de um levantamento exaustivo com o grande objetivo de as resgatar e lhes garantir um futuro. Há também uma função social que queremos reorientar”.


Conteúdo Recomendado