Fundão mostra produtos locais em Espanha

No festival gastronómico de Malpartida de Cáceres serão dados a conhecer no domingo o pastel e bombom de cereja, entre outros produtos. Autarcas dos dois lados querem continuar a aprofundar as ligações culturais e turísticas.

Os produtos típicos do Fundão vão ter promoção em Espanha, nas IV Jornadas da “Patatera” que decorrem em Malpartida de Cáceres. No evento, o município apresenta, entre outros, o pastel e o bombom de cereja.

O festival gastronómico e cultural, que decorre domingo, dia 15, atrai milhares de visitantes à procura de sabores tradicionais, sendo organizado pelo Ayuntamento de Malpartida, localidade situada a poucos quilómetros de Cáceres, e onde se situa o museu Wostell, um dos principais centros ibéricos de arte contemporânea.

“A presença neste certame é importante para promovermos os nossos produtos num mercado de proximidade que queremos aprofundar”, salienta Alcina Cerdeira, vereadora com o pelouro do Turismo na autarquia fundanense que acrescenta: “Vamos difundir o que é diferente e acompanha, com a qualidade, aquilo que é comum. Aliás, relembro que ao nível regional, e até nacional nalguns casos, o Fundão é a capital da promoção de produtos locais com identidade”.

O município do Fundão e Malpartida cooperam no âmbito de um protocolo assinado em 2010. Malpartida é, de resto, uma presença habitual no Festival Chocalhos, de Alpedrinha. Paulo Fernandes entende, por isso, que o acordo com os espanhóis “está já a dar os seus frutos”. “Malpartida conjuga muito bem o turismo com a cultura e a tradição com a contemporaneidade. No Chocalhos é já uma presença obrigatória, que era afinal onde acabava um dos principais destinos da nossa transumância. Hoje há pendularidades turísticas e culturais e ambos ganhamos em compartir este mapa sem fronteiras”, defende o presidente da autarquia.

Em declarações difundidas pela Câmara do Fundão, Alfredo Aguilera, alcayde de Malpartida, sublinhou a intenção de “aprofundar este eixo de cooperação com a Beira”, porque considera que “o mundo cultural é o mesmo e há complementaridades económicas a aprofundar na construção de um calendário turístico comum”.

A “Patatera”, que é homenageada nas jornadas, é um género de farinheira elaborada com carne de porco, batata e pimentão, “que foi este ano apresentada a FITUR Madrid como um recurso local de grandes possibilidades culinárias”, segundo a Câmara do Fundão. Na ocasião são distribuídas tapas gratuitamente a todos os visitantes que se desloquem a Malpartida, até ao dia 17 de fevereiro.


Conteúdo Recomendado