Fundação do Desporto certifica rede de 13 centros de alto rendimento

A rede nacional de Centros de Alto Rendimento passa a integrar 13 infraestruturas sob a alçada da Fundação do Desporto, revelou hoje a entidade, responsável ainda pela sua coordenação, rentabilização, promoção internacional e apresentação de propostas a fundos comunitários.

O diploma publicado em Diário da Republica, a 8 de outubro, define ainda as “orientações estratégicas de atuação, sinalizando a maior captação de meios financeiros e o trabalho em sinergia com vista à concretização de políticas públicas na área do desporto, numa lógica de parcerias colaborativas”.

No mesmo sentido, são reforçadas as medidas para “a internacionalização da economia do desporto, potenciando a racionalização e rentabilização dos equipamentos e infraestruturas e a melhoria das condições de desenvolvimento desportivo”.

Esta vertente, de acordo com o mesmo despacho, visa ainda a “projeção internacional do desporto nacional, quer a nível das valências físicas quer dos recursos humanos qualificados”.

“Foi igualmente prevista a redefinição do modelo de gestão com vista à requalificação da Fundação do Desporto, devolvendo a confiança aos seus membros fundadores e captando novos membros curadores, atribuindo novas tarefas e missões concretas a esta estrutura, designadamente ao nível do apoio à gestão e administração dos centros de alto rendimento e a implementação de estratégias e instrumentos que conduzam à diversificação das fontes de financiamento ao desporto”, refere o diploma.

A ausência do Centro de Alto Rendimento de Lamego, por cancelamento do projeto, e a inclusão dos centros de Vila Real de Santo António e da Maia, por revelarem condições para integrar a lista, são as principais notas de entre os 13 eleitos.

Rede nacional de centros de alto rendimento:

– Centro de alto rendimento de Anadia (Sangalhos) — velódromo nacional: ciclismo, judo, ginástica, trampolins e desportos acrobáticos, esgrima e pentatlo moderno.

– Centro de alto rendimento de Aveiro: surf, bodyboard, longboard (potencial para integrar jetski e motas de água, canoagem, remo e vela — kitesurf)

– Centro de alto rendimento das Caldas da Rainha: badminton.

– Centro de alto rendimento da Golegã: desportos equestres.

– Centro de alto rendimento da Maia: atletismo, ginástica e ténis.

– Centro de alto rendimento de Montemor-o-Velho — centro náutico: canoagem, natação (águas abertas), remo e triatlo.

– Centro de alto rendimento de Nazaré: surf, bodyboard, longboard (potencial para integrar jetski e motas de água, canoagem, remo, vela e kitesurf).

– Centro de alto rendimento de Peniche: surf, bodyboard, longboard (potencial para integrar jetski e motas de água, canoagem, remo, vela e kitesurf).

– Centro de alto rendimento de Rio Maior: natação.

– Centro de alto rendimento de Viana do Castelo: surf, bodyboard e longboard.

– Centro de alto rendimento de Vila Nova de Foz Côa (Pocinho): remo, canoagem, motas de água, jetski e motonáutica.

– Centro de alto rendimento de Vila Nova de Gaia: taekwondo e ténis de mesa.

– Centro de alto rendimento de Vila Real de Santo António: atletismo, judo, futebol, triatlo e natação.


Conteúdo Recomendado