Fotógrafa retrata idosos do distrito da Guarda que vivem sozinhos e isolados

Uma fotógrafa portuguesa residente em Espanha está a desenvolver um projeto fotográfico que retrata a realidade de idosos que vivem sozinhos e isolados no distrito da Guarda. “Sós e isolados” é o nome do projeto de Cecília de Fátima, 29 anos, natural do Porto, que trabalha em Barcelona. A jovem contou à agência Lusa que […]

Uma fotógrafa portuguesa residente em Espanha está a desenvolver um projeto fotográfico que retrata a realidade de idosos que vivem sozinhos e isolados no distrito da Guarda.
“Sós e isolados” é o nome do projeto de Cecília de Fátima, 29 anos, natural do Porto, que trabalha em Barcelona. A jovem contou à agência Lusa que teve a ideia de fotografar idosos após ter visto uma reportagem televisiva sobre o acompanhamento que a GNR está a fazer junto de pessoas que vivem sós em Bragança. Cecília de Fátima interessou-se pelo tema e optou pelo distrito da Guarda, tendo pedido àquela força de segurança que a acompanhasse nas deslocações ao terreno e no contacto com quem se encontra naquela situação. «Pedi ajuda à GNR porque tem informação sobre a localização destas pessoas e também porque são vítimas de roubos e burlas e são pessoas frágeis que evitam os desconhecidos», justificou. Interessou-se pelo tema por ter «preocupações sociais» e por poder contribuir para «resolver algumas situações» que atingem os idosos, apontando, por exemplo, que «algumas pessoas, pela idade, padecem de alguma doença ou de algum problema físico» e não têm qualidade de vida. «Quase todas as que contactei são analfabetas, vivem em casas sem eletricidade e sem água canalizada e vivem sobretudo na solidão», relatou. Na primeira fase do projeto, desenvolvido em outubro e novembro de 2012, fotografou oito moradores dos concelhos de Guarda, Pinhel e Seia: três mulheres que vivem sós, um casal e uma viúva que habitam numa aldeia e um casal que vive isolado. A segunda fase do “Sós e isolados” começou este mês, com contactos no terreno, prosseguindo em março. Para «salvaguardar a segurança» dos idosos fotografados, Cecília de Fátima comprometeu-se com a GNR a guardar sigilo sobre o nome e o local de residência. Assim, no blogue http://sosisolados.wordpress.com/viver-na-guarda/ e na página do Facebook limita-se a identificá-los com a letra inicial do nome, o concelho e o distrito. A jovem não se dedica a tempo inteiro ao projeto e desloca-se à Guarda, onde ocupa o ateliê ‘Laboratorium’, propriedade de um amigo, quando a vida profissional permite e após «juntar algum dinheiro» para viagens e estadia. Cecília assegurou à Lusa que é sua intenção continuar com o projeto “Sós e isolados” para «o resto da vida» porque «gostava de encontrar o número máximo de pessoas» que vivem sós e em locais isolados de Portugal. «Comecei no distrito da Guarda e quero estender-me pelo resto do país», disse, assumindo que gostaria de alargar a ação pelo menos aos distritos de Castelo Branco, Portalegre e Viseu. O primeiro resultado do seu trabalho vai ser tornado público com uma exposição de fotografia a realizar de 5 a 24 de março no Café Concerto do Teatro Municipal da Guarda.

Conteúdo Recomendado