Fórum na Covilhã quer sensibilizar para a salvaguarda do património religioso

Museu Artesacra Covilha

A iniciativa visa “envolver o maior número de párocos e cidadãos interessados na salvaguarda, estudo e divulgação do património religioso.

A Diocese da Guarda promove na sexta-feira, no Museu de Arte Sacra da Covilhã, uma iniciativa que pretende sensibilizar para a salvaguarda e a preservação do património religioso.

O I Fórum Património, Cultura e Turismo tem início às 15 horas, na Covilhã, e conta com a intervenção de vários oradores, a que se segue um debate sobre o tema.

Segundo o Departamento do Património, Cultura e Turismo (DPTC) da Diocese da Guarda, a iniciativa visa “envolver o maior número de párocos e cidadãos interessados na salvaguarda, estudo e divulgação do património religioso e na implementação de roteiros turísticos”.

Em comunicado, a organização explicou que, além sensibilizar os párocos para a importância a prestar ao património religioso, o evento pretende apresentar os “objetivos e linhas de atuação do DPCT, no sentido de uma maior e eficaz colaboração”.

Após a sessão de abertura, que conta com a presença do bispo da Guarda, Manuel Felício, seguem-se comunicações como “Departamento de Património Cultura e Turismo da Diocese da Guarda: objetivos e desafios”, “Entre o passado e o futuro: o lugar do património na igreja de hoje”, “Porquê um regulamento para a gestão e proteção do património e bens culturais da Diocese da Guarda” ou “Itinerários turísticos e património religioso. Desafios de valorização territorial”.

A Diocese da Guarda já promoveu uma iniciativa semelhante em novembro, na Guarda, e tem previsto organizar um fórum sobre a mesma temática em Seia, no dia 16.

Cartaz Covilha3

Conteúdo Recomendado