Filmes do Centro de Portugal premiados na maior feira de turismo da Europa

O Centro de Portugal continua a conquistar prémios e distinções pelo mundo fora.

Os mais recentes reconhecimentos aconteceram na Alemanha, no decorrer da ITB Berlim, a maior feira de turismo da Europa e uma das mais importantes a nível mundial. O festival de cinema de turismo “The Golden City Gate”, que decorre inserido na feira, consagrou dois filmes oriundos da região.

O novo filme promocional do Centro de Portugal, intitulado “Next Stop / Próxima Paragem”, ganhou o “Urso de Prata”, referente ao segundo lugar, na categoria “Região”. Outro filme produzido na região foi igualmente distinguido: o “The Guardian of Naturia”, que promove o concelho da Pampilhosa da Serra, arrecadou também um “Urso de Prata” na categoria “Ecoturismo”.

Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal e da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal, recebeu ambos os prémios no espaço do Centro de Portugal na ITB Berlim, integrado no stand do Turismo de Portugal. As distinções foram entregues por Alexander Kammel e Hugo Marcos, respetivamente diretor e secretário-geral do CIFFT – Comité Internacional dos Festivais de Filmes Turísticos.

“Os filmes produzidos pela região Centro de Portugal continuam a surpreender os jurados dos festivais em que participam, pela qualidade das produções e pela magnificência dos cenários, naturais e patrimoniais, que tornam esta região verdadeiramente única. Não foi por acaso que o filme anterior da região foi consagrado como um dos três melhores do mundo em 2017, assim como não é por acaso que este está já também a ganhar prémios”, destaca Pedro Machado. “O filme da Pampilhosa da Serra, que mostra um destino fantástico no coração do Centro de Portugal, está também, e muito justamente, a conquistar quem o vê. Esta região tem, de facto, qualidades invejáveis do ponto de vista visual e cinematográfico”, acrescentou.

Este prémio é já o segundo conquistado pelo “Next Stop / Próxima Paragem”, depois de se ter estreado a vencer no festival Art&Tur, onde ganhou o 1.º prémio na categoria “Destinos Turísticos – Região”. Triunfos que deixam antever um percurso de sucesso para o filme nos restantes festivais de cinema de turismo do circuito CIFFT, seguindo as pisadas vitoriosas do filme seu antecessor, intitulado “Turismo Centro de Portugal – Destino Preferido da ECTAA”. Este, recorde-se, terminou o circuito CIFFT de 2017 como o terceiro mais premiado entre as centenas de concorrentes, somando 12 prémios em 10 festivais.

Este é o segundo prémio conquistado pelo filme da Pampilhosa da Serra, que foi igualmente contemplado no Art&Tur, com o 1.º prémio na categoria Turismo Rural e de Natureza e o Grand Prix da Competição Nacional.

Pode ver o “Next Stop / Próxima Paragem”, com cerca de 6 minutos, aqui. E pode ver o “The Guardian of Naturia”, com cerca de 3 minutos, aqui.

Recorde-se que o Centro de Portugal está desde quarta-feira na Alemanha, a participar na maior feira de turismo da Europa e uma das mais importantes do mundo, a ITB Berlim. A marca Centro de Portugal está presente em Berlim através da Agência Regional de Promoção Turística (ARPT) Centro de Portugal.

A representação é liderada pelo presidente da ARPT Centro de Portugal, Pedro Machado, simultaneamente presidente do Turismo Centro de Portugal, por Jorge Almeida, vice-presidente da ARPT Centro de Portugal e vogal do TCP, e pela técnica da ARPT Centro de Portugal, Ana Cota.

Sobre o Turismo Centro de Portugal:
O Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.




Conteúdo Recomendado